2020/07/14

BQ surpreende com Android 10 para o Aquaris X2


Apesar de ter abandonado o mercado dos smartphones, a BQ surpreendeu os clientes ao lançar uma inesperada actualização para Android 10 para o seu Aquaris X2.

Numa altura em que estamos prestes a assistir à chegada do Android 11, a maioria dos smartphones Android ainda não recebeu a actualização para o Android 10, sendo também provável que grande parte dos equipamentos nesta situação nem sequer o venha a receber.

Curiosamente, a Google parece estar muito satisfeita com a forma como esta a decorrer a disponibilização das actualizações para o Android 10. Atendendo à realidade dos factos, é caso para nos perguntarmos se o gigante americano estará a viver num mundo alternativo...

Um cenário desolador

Neste panorama desolador há marcas que conseguem estar a anos luz do pelotão, com a HMD a ser um exemplo a seguir ao garantir actualizações para os seus smartphones Nokia. Poderá o leitor dizer que há outras marcas que também já actualizaram os seus smartphones, mas a HMD é quase um caso único, se não único mesmo, disponibilizando actualizações para todos os smartphones, independente do segmento de mercado a que estes pertencem. O Nokia 1, um equipamento de gama de entrada já com dois anos de mercado, começou esta semana a receber o Android 10, o que muito possivelmente não tem paralelo em outras marcas, com um gama de entrada a receber a segunda grande actualização do Android.

Tal como as actualizações do Android, também as actualizações de segurança são uma quase que miragem, com os patch de segurança a ficarem na grande maioria das vezes, limitados aos topo gama. Há algumas excepções, como tem sido o caso da TCL com os smartphones BlackBerry, que apesar de terem ficado esquecidos no Android Oreo, têm recebido actualizações de segurança numa periodicidade quase sempre mensal.

Quando a Bq dá o exemplo

Outra excepção tem sido a Bq, a marca espanhola que durante a década anterior nos brindou com uma evolução muito interessante, com os seus terminais a pautarem-se sempre por um equilíbrio entre especificações e preço, algo que contudo não foi suficiente para garantir a continuidade do negócio nos smartphones.

As actualizações nunca foram o seu forte, com a Bq a ter alguns percalços e muitos atrasos na disponibilização das actualizações, justificando sempre a sua opção com a necessidade de garantir a qualidade do produto disponibilizado aos seus clientes.

Embora tenha encerrado o seu negócio mobile, a Bq manteve a disponibilização de actualizações de segurança, com o Bq X2 Pro a receber mensalmente e com regularidade o patch de segurança mensal, algo que muitos topo de gama apenas recebem de três em três meses. E até com direito a algumas surpresas inesperadas.


Numa das habituas consultas ao Twitter, a marca surpreendeu ao anunciar que está disponível a actualização para o Android 10 para o Aquaris X2.



Se ainda continuam a utilizar o Bq X2 ou X2 Pro, têm ainda razões para celebrar, pois a marca mesmo não estando presente no mercado mobile, não se esqueceu destes dois smartphones, tendo disponibilizado duas grandes actualizações. Infelizmente, nem tudo são rosas, com o o Bq X Pro e o mítico Bq X5 Plus a ainda estarem presos (talvez para sempre?) no Android 8 Oreo.

10 comentários:

  1. > Tal como as actualizações do Android, também as actualizações de segurança são uma quase que miragem, com os patch de segurança a ficarem na grande maioria das vezes, limitados aos topo gama.

    Fácil. Comprem equipamentos Android One que isto não acontece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre... os Mi "A" têm estado meses e meses há espera das actualizações... Para não falar da última barracada do update enganado.

      Eliminar
    2. os de segurança são certinhos. durante dois aninhos :-)

      Eliminar
  2. Android 10?

    OnePlus 6 & 6T (2018) » Já com Android 10!
    OnePlus 5 & 5T (2017) » Já com Android 10
    OnePlus 3 (2016) » Android 6/7/8/9

    Huawei P20 (2018) » NÃO!
    Huawei P10 Plus (2017) » NÃO!
    Huawei P9 Plus (2016) » Android 6/7

    Samsung Galaxy S7 (2016) » Android 6/7/8
    Samsung Galaxy S8 & S8 + (2017) » Android 6/7/8
    Galaxy Note8 (2017) » Android 7/8/9

    Querem melhor que OnePlus? Não há!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a OnePlus também se tem portado bem.
      Mas na Huawei, podias ter também indicado que o P20 Pro tem Android 10.

      Eliminar
    2. Já agora... Recebi o update no meu mate 10 pro no sábado.

      Eliminar
    3. O P20 PRO é de 2018, logo ficámos pelos habituais 24 Meses de update.

      Oneplus são 36 meses. (Basta ver os exemplos do OP3 e OP5) O Oneplus 6 vai receber Android 11, P20 Pro verá navios.

      Eliminar
  3. Pena que se esqueceram do update android 9 que prometeram para o BQ Aquaris X Pro. Esses senhores nunca mais. São mentirosos, uma empresa que promete não cumpre e não se prenuncia sobre o assunto não merece qualquer credibilidade.

    ResponderEliminar
  4. É uma pena terem acabado os smartphones da BQ, tive um Aquaris E4.5 que nunca desapontou, aliás, ainda funciona, tenho-o guardado como telefone de backup.

    ResponderEliminar
  5. Gostava de saber se irá haver actualização do bq Aquaris v plus, o qual ficou no 8.1

    ResponderEliminar