2020/07/10

Google satisfeita com ritmo de adopção do Android 10


Embora as actualizações para novas versões do sistema na plataforma Android continuem a ser feitas de forma tardia, a Google diz estar satisfeita com as melhorias e que no caso do Android 10 a adopção tem sido bastante mais rápida do que nas versões anteriores.

A Google diz que os seus esforços para agilizar as actualizações do Android estão a dar frutos, e que no caso do Android 10 isso ficou demonstrado ao atingir os 100 milhões de equipamentos em apenas cinco meses. Nas gerações anteriores, por essa mesma altura, o Android 9 teria apenas algo como 20 milhões de equipamentos, e o Android 8 algo como 10 milhões.

Curiosamente, o ritmo de adopção do Android 10 até acaba por ser idêntico ao do Android 9, mas com a diferença de ter sido adiantado cerca de dois meses. Com o Android 10 começaram a acelerar as actualizações ao fim de 3-4 meses; no Android 9 esse arranque só se fez sentir ao fim de 6 meses.

De qualquer forma, o número de 400 milhões de Android 10 indicados pela Google parece-me algo optimista, tendo em conta que o ano passado a Google indicava um universo de cerca de 2.5 mil milhões de equipamentos Android. Talvez seja altura da Google perder a vergonha e recomeçar a partilhar publicamente os dados sobre a distribuição das diferentes versões do Android, que deixou de fazer em Abril deste ano.

Seja como for, o Android 11 está quase a chegar, e veremos se este ritmo de melhoramento se volta a fazer sentir.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)