2020/07/30

Colar insuflável Wuanap quer acabar com os afogamentos


O afogamento é uma das mais trágicas formas de morte que continua a assolar-nos todos os Verões, mas o colar salva-vidas insuflável Wuanap espera fazer uma diferença.


O colar insuflável Wuanap é, como o próprio nome indica, um colar salva-vidas que qualquer pessoa pode utilizar, e que tem a capacidade para monitorizar o utilizador e actuar sempre que determinar que a sua vida está em risco. Em poucos segundos o colar pode insuflar-se, garantindo que as vias respiratórias se mantenham fora de água e enviando alertas SOS para que o utilizador seja socorrido.



O Wuanap foi criado por Ignacio Cuesta, um surfista espanhol que depois de uma má experiência enquanto surfava, decidiu criar um dispositivo de segurança para auxiliar as pessoas nesse tipo de situações. O sistema consegue detectar diferentes tipos de situações: como inconsciência, imobilidade, ataques de pânico, convulsões, apneia, activação manual, ou até gritando debaixo de água.

No âmbito da campanha de crowdfunding, o preço do colar oscilará entre 160 e 199€, com entrega prometida para Maio de 2021.




2 comentários:

  1. Ok, ok. Há testes exaustivos de falsos positivos? Pelo simples vídeo ficamos com a ideia que poderá ativar em muitas situações de movimentações habituais na água.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da parte que vi, eles falam da possibilidade de se querer fazer algo como testar o tempo que se fica debaixo de água; e que aquilo começa a vibrar a sinalizar que irá disparar dentro de alguns segundos, dando tempo para que possa ser cancelado manualmente pressionando o botão durante algum tempo (se se quiser manter a "actividade").

      Eliminar