2020/07/30

Notícias do dia

Rover Perseverance da NASA foi lançado com sucesso e já vai a caminho de Marte; Huawei ultrapassa Samsung e passa a liderar nos smartphones; imagens do Galaxy Z Fold 2 revelam dobradiça melhorada; colar insuflável Wuanap quer acabar com os afogamentos; Mac OS 8 recriado em Javascript; Google One com backups gratuitos em Android e iOS; e Elon Musk quer outras marcas a usar baterias e motores Tesla.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo gadget da semana que vos pode valer um candeeiro LED de mesa Xiaomi; e temos também alguns livros FCA para oferecer.

Amazon, Apple, Facebook e Google respondem ao Congresso nos EUA



O poder dos gigantes tem sido cada vez mais discutido, e nos EUA isso culminou por agora com a presença dos mediáticos líderes das quatro mais poderosas empresas tecnológicas do momento - Tim Cook da Apple; Sundar Pichai da Google, Jeff Bezos da Amazon e Mark Zuckerberg do Facebook - a responderem às questões dos congressistas norte-americanos quanto aos potenciais abusos que cometem, ao longo de 6 horas.



Com maior agressividade nuns casos do que noutros, todos eles levam as respostas bem estudadas para as perguntas já esperadas. Agora resta saber que tipo de resultados práticos poderão resultar destes inquéritos: se o Facebook poderá ser forçado a separar-se do Instagram, se a Apple terá que permitir a instalação de apps por fora da App Store, etc. etc. e se as repercussões poderão chegar até a outros serviços, como o Steam da Valve.


Telegram também faz queixa contra a Apple na UE



O Telegram junta-se ao Spotify e Rakuten na luta contra os 30% de comissão que a Apple cobra, acusando-a de impedir a concorrência ao não permitir que os developers e utilizadores possam instalar apps de outras fontes; nem tão pouco sequer permitir que uma app na App Store disponibilize uma forma de pagamento alternativo que escape à comissão da Apple.

Começa a ser uma batalha em duas frentes para a Apple (e não só - como referido na notícia acima), tanto na Europa como no seu próprio país Natal.


Qualcomm diz que iPhone 12 está atrasado



No relatório de contas para os investidores, a Qualcomm refere que as suas receitas serão afectadas pelo atraso do lançamento de um smartphone "topo de gama", que só poderá ser contabilizado para o trimestre seguinte. A leitura imediata é que isto significa que os novos iPhone 12 com 5G não irão ser lançados em Setembro, dando credibilidade aos rumores que referiam atrasos na produção.

A Apple poderá continuar a fazer o evento de apresentação em Setembro, mas com o lançamento efectivo dos novos iPhones a ocorrer apenas em Outubro (na melhor das hipóteses) - ou até de forma faseada, com alguns modelos a serem disponibilizados mais cedo, e outros a serem disponibilizados mais tarde.


Nintendo Gigaleak revela "tesouro" de jogos clássicos e protótipos



A comunidade de modding e retro gaming teve uma prenda de Natal adiantada e inesperada, com um imenso leak de informação da Nintendo, incluindo o código fonte de jogos e protótipos. O incidente que já foi denominado de "Gigaleak" tal a quantidade de dados, já permitiu descobrir coisas como: um jogo de plataformas nunca lançado chamado Super Donkey, um Super Mario 64 com um Luigi em 3D (supostamente referente à modalidade para dois jogadores que acabou por ser cancelada), samples de voz de jogos como o Star Fox 64 (e outros) antes de serem comprimidas, diferentes mapas, personagens e níveis de testes para vários jogos, e muito mais.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)