2020/07/29

Mac OS 8 recriado em Javascript


Quem quiser relembrar, ou ficar a conhecer, o que era a experiência de utilizar um computador Macintosh na década de 90, pode agora fazê-lo graças a este macintosh.js.

Fazer com que o browser se torne na janela de acesso a máquinas do passado não é nada de novo. Projectos como o Internet Archive têm preservado jogos de microcomputadores e consolas de outros tempos. Mas desta vez, temos um developer - Felix Rieseberg - que se lembrou de recriar um Macintosh Quadra 900 com CPU Motorola numa app escrita em Javascript: o macintosh.js.


Está disponível em versão de execução imediata para Windows e macOS, ou de instalação para Windows e Linux. Em todas elas teremos acesso não só ao Mac OS 8, como também a uma série de jogos e programas incluídos, incluindo o Photoshop 3, Premiere 4 e Illusrtrator 5 - sendo também possível utilizá-lo para jogar jogos como o mítico Duke Nukem 3D.

Um regresso ao passado que poderá ajudar a dar novo valor aos 250MB que ocupa...que hoje em dia seriam apenas um erro de arredondamento no tamanho ocupado pelas dezenas de gigabytes de qualquer sistema operativo.;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)