2020/07/20

Como encontrar emails grandes no Gmail


Com a Google a ter deixado de oferecer espaço crescente no Gmail, por vezes pode ser necessário fazer uma limpeza aos emails acumulados, começando-se por aqueles com anexos que ocupam mais espaço. E descobri-los é bastante simples.

Quem utilizar o Gmail há anos, acabará inevitavelmente por ir acumulando emails de tamanho excessivo por conta de anexos, mesmo que não tenha consciência disso. Talvez tenham sido algumas fotos enviadas por amigo, ou um ficheiro PDF com várias dezenas de megabytes; mas o que todos eles têm em comum é que podem ser facilmente descobertos no Gmail.

O Gmail tem uma secção de pesquisa avançada, clicando-se na seta para baixo que existe na caixa de pesquisa, mas no caso de não a quererem utilizar ou estarem a usar o Gmail na app do smartphone onde essas opções avançadas não estão disponíveis, bastar escrever no campo de pesquisa algo como:
  • size:15m
    ou
  • larger: 15m

Em ambos os casos o Gmail irá apresentar-vos todos os emails com tamanho superior a 15MB, sendo que obviamente podem mudar o valor para aquele que desejarem. A minha recomendação será começarem por algo como 50MB para encontrarem mais rapidamente os casos realmente excessivos; e depois irem eliminando-os e reduzindo progressivamente o valor, para os 30MB, 15MB, etc. Até acharem que a limpeza está feita.

Em alguns minutos consegui limpar mais de 500MB de anexos com vários anos de idade e já completamente obsoletos.

2 comentários:

  1. Como alguém que já tem muitos anos deste problema, permitam-me:

    * https://rok.strnisa.com/slimbox/ Este software que vão ter de confiar (mas eu nunca tive problemas) permite fazer download e substituir os attachments em bulk da vossa conta gmail por mensagens a indicar que o ficheiro foi removido. E se quiserem mesmo passar a pente fino as vossas contas, recomendo irem aos advanced settings e meterem attachments de 200k e filtrarem mês a mês (ou vários meses de uma vez).

    * Paguem por 100GB à Google. Por 20€ por ano ficam muito mais desafogados, vale bem o preço.

    ResponderEliminar