2020/07/04
Como fazer um relógio com fita LED e Arduino Nano
Um Arduino, fita LED RGB endereçável e meia dúzia de componentes é tudo o que é preciso para se construir um colorido e original relógio luminoso.
Hoje em dia temos ao nosso dispor componentes electrónicos incríveis a preço extraordinariamente reduzido, e com isso reúnem-se os ingredientes para fazer projectos bastante vistosos e criativos de forma bastante simples. É precisamente o caso deste relógio LEDura.
Usando apenas um Arduino Nano, um módulo de relógio RTC (para garantir que mantém as horas certas mesmo se faltar a electricidade), duas fitas LED RGB endereçáveis, e alguns poucos componentes sortidos adicionais (potenciómetros, resistências, fonte de alimentação, etc.) podemos criar um relógio LED original que também pode servir como termómetro digital e lâmpada LED RGB com efeitos luminosos diversos, cortesia da biblioteca FastLED.
Como sempre, nada nos impede de deixar que a nossa imaginação leve o projecto mais além. Se em vez de um Arduino Nano optarmos por um ESP8266 com WiFi, abrem-se as portas para o podermos integrar com serviços na web, podendo utilizar o "relógio" como indicador LED para todo o tipo de alertas ou eventos para os quais se deseje ser notificado ou estar informado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)