2020/07/20

Como partilhar password WiFi via QR Code no Android 10


Dar acesso a uma rede WiFi é um ritual que normalmente faz perder bastante tempo a ditar / mostrar uma password, mas que pode ser acelerado no caso de ambos terem smartphones com Android 10 - tirando partido da partilha de rede WiFi via QR Code.

Há algum tempo que a ida a casa de um amigo faz com que, logo após as saudações iniciais, se siga a habitual pergunta "qual é a password do WiFi?" Pois bem, nos Android 10, um salto à secção da rede WiFi dá acesso à opção de partilhar a rede WiFi através de um QR Code, que poderá agilizar toda essa parte das configurações iniciais.


Depois de validar a identidade com o código PIN ou outro método, será gerado um código QR que bastará ser lido pelos demais smartphones para que fiquem imediatamente com acesso à rede WiFi em questão.

A ideia até poderia ser usada para os casos em que se quisesse dar acesso sem dizer a password, mas infelizmente o ecrã com o código QR também faz questão de exibir a password em texto, pelo que não servirá para manter esse "segredo".


Nota: Este sistema varia de fabricante para fabricante. Por exemplo, nos Huawei com EMUI 10, o QR Code da partilha está logo disponível na secção do WiFi sem sequer se tenha que tocar num botão de partilha - e neste caso, sem exibir directamente a password.

1 comentário:

  1. Os Xiaomi com a MiUI sempre tiveram esta bastante útil funcionalidade!

    ResponderEliminar