2020/07/28

Digital Wellbeing tira a cor a apps prestes a chegarem ao limite de tempo de utilização


O Digital Wellbeing do Android é a ferramenta que permite ter um maior controlo sobre o tempo que se passa no smartphone, para prevenir excessos, e que agora passa a contar com um prático indicador visual para sinalizar que o tempo está a terminar: retirando a cor das apps.

Com o Digital Wellbeing é possível definir limites de tempo de utilização para múltiplas apps, sendo que depois de atingido esse limite se fica impedido de abrir a app ou receber notificações, até que se chegue ao novo ciclo de tempo. Como se poderá imaginar, será um pouco frustrante estar a meio de algo e ficar-se impedido de a concluir por se ter chegado ao limite de tempo, motivo pelo qual o novo sistema se deverá tornar bastante mais simpático.

Quando o limite de tempo de uma app se estiver a aproximar, a app irá perder a cor e ficar em modo monocromático, para sinalizar que o tempo está a terminar.


Esta perda de cor afecta apenas a app em questão, não afectando o resto do sistema ou as outras apps. Embora seja algo simples, pode ser tudo o que é preciso para que o utilizador se aperceba que o tempo está a chegar ao fim e que deverá despachar-se a fazer aquilo que estivesse a fazer, para não ser apanhado de surpresa pelo bloqueio da app.

Caso ainda não o tenham experimentado, recomendo que o façam - quer seja este Digital Wellbeing ou o sistema equivalente que tiverem nos vossos smartphones / iPhones. É uma excelente forma de perceber como é que o tempo "livre" que se tem facilmente se evapora, e detectar quando se está a usar uma qualquer app de forma excessiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)