2020/07/04

Facebook mostra óculos VR ultra-compactos com lentes holográficas


Os volumosos óculos de realidade aumentada podem tornar-se uma coisa do passados mais depressa do que se pensa, com o Facebook a mostrar óculos VR com dimensões praticamente idênticos a óculos convencionais, graças à utilização de lentes holográficas.

O Facebook continua a investir na tecnologia VR, à qual se tem dedicado desde a aquisição da Oculus, e agora mostra-nos uns óculos VR que parecem concretizar aquilo que se vê nos filmes de ficção científica: óculos de espessura reduzida, mas ainda assim capazes de recriar a experiência de realidade virtual dos seus congéneres mais volumosos.

O razão do volume dos óculos VR actuais deve-se à questão óptica. Para além dos ecrãs estes óculos precisam de ter lentes que permitam focar a imagem nos olhos e criar um campo de visão alargado - requisitos que obrigam a determinado espaçamento entre os elementos. Mas, o Facebook está a trabalhar em lentes holográficas, que permite que o conjunto de ecrã e lente possa ser reduzido a uma espessura de 9mm.


Segundo o Facebook, este conjunto permite obter o mesmo campo de visão que os óculos VR actuais, mas com a grande diferença de permitir transformar os volumosos óculos que conhecemos em óculos bastante mais compactos e fáceis de utilizar.

Infelizmente, por agora não há ainda qualquer indicação de quando esta tecnologia poderá chegar até nós (seguramente ainda estará a vários anos de distância), mas demonstra que as coisas estão a evoluir no bom sentido... e que mais uma vez a tecnologia encontra forma de tornar a ficção científica em ciência real.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)