2020/07/16

Google esquece-se de renovar blogspot.in do Blogger


A Google esqueceu-se de renovar o endereço blogspot.in referente ao serviço do Blogger na Índia, deixando milhões de páginas inacessíveis, e que agora estará sob controlo de um novo dono que o está a vender pela melhor oferta.

A plataforma Blogger da Google é dos seus muitos serviços que tem permanecido praticamente abandonado ao longo dos anos - e quando ocasionalmente é feita alguma alteração, quase sempre é para pior. Seja como for, nada disso justifica que a Google tenha deixado expirar o domínio Blogspot na Índia, e que o mesmo tenha passado para o controlo de qualquer outra pessoa.

O domínio blogspot.in expirou no início de Junho, e embora se esperasse que esse lapso fosse corrigido rapidamente, a verdade é que as semanas se foram passando sem que nada fosse feito. Isto não só tornou inacessível todos os sites alojados na plataforma que utilizassem o domínio base do serviço, como agora culminou com a descoberta que o domínio foi posto à venda; indicando que já nem está sob a alçada da Google (tendo sido comprado por uma empresa a 24 de Junho, depois do prazo para a renovação ter expirado).

Se for este o caso e a Google não recuperar o domínio, significa que há mais de 4 milhões de endereços no blogspot.in que agora poderão ser apoderados por uma entidade maliciosa e ser redireccionados para páginas maliciosas.

Considerando que também o Aberto até de Madrugada está alojado no Blogger (mas com domínio personalizado) não é o tipo de notícia que me agrade dar. Resta esperar que a Google consiga resolver este caso, embora seja fácil imaginar que todos os utilizadores que ficaram com os seus blogs inacessíveis ao longo de mais de um mês, por esta altura já tenham perdido toda a confiança e compreensivelmente irão procurar alternativas.

9 comentários:

  1. Já era altura de mudares isto para o wordpress, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😅🤣😂😅😃😄🤣😁😃🤣

      Eliminar
    2. Fazer compras nesse site é seguro tem uns anúncio no Facebook a respeito treek, será que é seguro fazer compras

      Eliminar
  2. Então prepara-te porque a Google deve estar prestes a deixar o resto da rede Blogger para trás.

    ResponderEliminar
  3. Muito limitado o blogspot, mais são mais fáceis de ser achado no google, quando busca termos!!

    ResponderEliminar
  4. Pedido de ajuda:
    O www.netconsumo.com, um domínio com base no blogger da google desde 2009, passou a estar inacessível, com a informação de ter "expirado".
    Seguindo o link, é proposta a compra do dominio.
    Em consequência, perdemos 11 anos de informação diária lá carregada, que passou a estar indisponível. Para mais, quando pesquisado um assunto no motor de busca e alguém quieser consultar o texto recebe a mesma informação.
    Há forma de recuperar a informação e/ou manter o domínio?
    Grato a quem puder ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Blogger não tem nada a ver "directamente" com o domínio personalizado. Será da responsabilidade de quem registou o domínio continuar a pagá-lo e a mantê-lo associado ao seu site na plataforma blogger.
      Podes experimentar espreitar no internet archive, para ver se consegues aceder ao conteúdo que lá estava.

      Eliminar
    2. Obrigado!
      O conteúdo aparece no archive, mas como posso agora pagar e retomar a atividade?...

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar