2020/07/02

Google Sheets vai ter sugestão de fórmulas


A Google prepara-se para facilitar a utilização da sua folha de cálculo Google Sheets, prometendo reconhecer o que os utilizadores estão a tentar fazer e sugerindo a criação automática de fórmulas que lhes pouparão trabalho.

As potencialidades das folhas de cálculo modernas são tão vastas que é difícil ter a percepção de tudo o que se pode fazer com elas. No entanto, essas capacidades são muitas vezes reduzidas pelo facto dos utilizadores nem sequer saberem que elas existem, ou de não terem conhecimentos para as utilizarem da melhor forma; algo que a Google espera resolver no Google Sheets.

De forma idêntica às sugestões de escrita automática que temos no Gmail, também passaremos a ter sugestões para a criação de fórmulas que fazem as tarefas que se estão a tentar realizar.

Como exemplo a Google mostra um caso em que se está a criar uma coluna em que apenas se quer utilizar o primeiro nome de uma pessoa cujo nome completo está noutra coluna. Depois de se escrever o nome manualmente na primeira linha, o Google Sheets poderá sugerir uma fórmula que automaticamente vai buscar o primeiro nome e assim preencher automaticamente toda a coluna, poupando precioso tempo ao utilizador.

Outra das capacidades será a de fazer "limpeza" das folhas de cálculo, com uma ferramenta que poderá apresentar dados repetidos e sugerir a melhor forma para os eliminar ou combinar num único registo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)