2020/07/22

iPhones de 2022 com câmaras periscópicas


Segundo as indicações de Ming-chi Kuo, a Apple estará a preparar a utilização de câmaras com objectiva periscópica, como as popularizadas pela Huawei e outras marcas, para os iPhones de 2022.

A Apple há muito que adoptou um sistema de dupla câmara nos iPhones, com uma objectiva normal e uma telefoto 2x; com os mais recentes iPhone 11 Pro a adicionarem uma câmara adicional ultrawide. No entanto parece que a Apple não quer ficar demasiado atrás da concorrência no que diz respeito a capacidades de telefoto mais elevadas, e para os iPhones de 2022 irá recorrer às objectivas periscópicas como as que são utilizadas no Huawei P30 Pro e P40 Pro (e outros smartphones).

Isto significa que a Apple estará a considerar um nível de telefoto de 5x ou superior, o que não deixará de ser uma opção curiosa, já que em termos práticos - e mesmo sendo eu um fã dos "mega-zooms" - este nível de zoom se torna pouco prático para a utilização no dia a dia (não há praticamente dia em que utilize o P30 Pro e não fique a desejar que tivesse "apenas" a objectiva 3X do P20 Pro).

Claro que há sempre a possibilidade da Apple saltar por cima da utilização das objectivas periscópicas fixas e recorrer a um objectiva periscópica com zoom contínuo, sendo uma tecnologia que já terá tido tempo para ser refinada e comprovada até lá.

5 comentários:

  1. Carlos, não entendo o problema dos zoom de 5x ou mais, se não precisa não usa, quando se precisa está lá. Eu tenho um S20 Ultra e uso mais o 0.5x até 2x mas em viagem já muitas vezes usei o 4x a 5x. A partir daí os usos são muitíssimo limitados e por norma exigem lentes muito luminosas e sensores grandes, senão a imagem é má. Agora fazer de conta que não faz sentido... então porque trazem todas as máquinas pelo menos 5x?

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Inovar o que quase todas outras marcas já fizeram?
      Esse Portugas não fazem noção do que é inovar...afff

      Eliminar
    2. Não percebeste que era um comentário irónico?

      Eliminar