2020/07/08

OnePlus corrige modo Photochrom desactivando a câmara "color filter"


A OnePlus optou por evitar a polémica associada ao modo Photochrom que usava a câmara sem filtro IR e lhe dava uma "raios-x" capaz de ver através de vários tipos de materiais, desactivando o acesso à câmara.

Com a actualização do OxygenOS 10.5.10, a OnePlus "corrige" o efeito Photochrom que dava acesso à câmara "color filter" - na verdade uma câmara que não usava o habitual filtro de corte dos comprimentos de onda IR. O resultado era uma câmara com maior sensibilidade, e que permitia ver parte do espectro IR, dando-lhe a tal capacidade de visão de raios-X parcial. Era uma mera curiosidade, mas que a OnePlus decidiu encerrar. Com esta actualização o efeito Photochrom no OnePlus 8 Pro passa a ser apenas um efeito colorido aplicado à câmara principal, fazendo com que a câmara IR deixe de estar acessível directamente pelos utilizadores.



É uma opção infeliz, que faz com que o OnePlus 8 Pro tenha uma câmara ao qual os utilizadores não têm acesso. Faltará ver se surgirá alguma app que consiga recuperar esse acesso, para quem estiver interessado em ver o mundo pelo espectro IR, ou se será algo que ficará limitado apenas a quem optar por entrar nos acessos root ou ROMs alternativas.

Fica também a questão sobre se a OnePlus estará a utilizar a câmara internamente para auxiliar no processamento da captação de outras fotos, ou se, com esta actualização, efectivamente faz com que o OnePlus 8 Pro tenha uma câmara pelo qual os clientes pagaram mas que não é utilizada para nada!

1 comentário: