2020/07/11

Porque o Windows 10 fecha janelas com um duplo clique no canto superior esquerdo?


Quem fizer um duplo clique no canto superior esquerdo de uma janela no Windows 10 poderá ser surpreendido por ver que isso a faz encerrar, mas na verdade é um comportamento que remonta às origens do próprio Windows.

Desde as suas origens que o Windows tem disponibilizado um menu das funções da janela no canto superior esquerdo da mesma, sendo sendo através dele que se podia encerrar a janela - pois do lado direito tínhamos apenas um botão para redimensionar a janela.


Isso foi algo que se manteve na transição para os Windows mais populares (Windows 3.11), que continuavam a manter o botão de acesso ao fechar a janela no canto superior esquerdo.


E só na transição para o Windows 95, que estreou o Start Menu, é que também passamos a ter o botão de encerrar as janelas no canto superior direito - uma opção que na altura até levantou certa polémica, por haver quem achasse que isso iria provocar muitos encerramentos acidentais por quem fosse clicar no botão de maximizar a janela e acertasse um pouco ao lado, no botão de a fechar. :)


Seja como for, o botão de fechar a janela permanecer no canto superior direito até aos dias de hoje com o Windows 10, mas também permanece acessível o menu de acesso às funções da janela no canto superior esquerdo - que ainda agora têm como opção pré-definida o fechar a janela caso se faça um duplo clique sobre o icon que lá se encontra.

3 comentários:

  1. É exatamente o mesmo código. O Windows usa código do Windows 1.01. Os exe's sao os mesmos os dlls tb.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa mas esse comentário não faz sentido nenhum. Podes até ter algum código remanescente, que duvido, é quem trabalha em development sabe da dificuldade de cortar com o legacy. Mas daí a dizeres isso vai uma diferença enorme.

      Eliminar
    2. Uauauaua falou o dev sênior da Microsoft, quem acompanha sabe q a Microsoft já reescreveu o windows do zero algumas vezes, a que eu acompanhei de perto foi o windows server 2003

      Eliminar