2020/07/30

Xiaomi prepara MIUI 12 com toques na traseira


A Xiaomi volta a não sentir qualquer pudor em se "inspirar" nos iPhones da Apple, e adopta os novos toques na traseira do iOS 14 para o seu MIUI 12.

No MIUI 12 os utilizadores contarão com uma nova secção "Back Tap" que permitirá personalizar toques duplos e triplos feitos na traseira do smartphone. Entre as opções disponíveis estão coisas como ligar a lanterna, fazer uma captura de ecrã, aceder ao control center ou área de notificações, ou lançar a câmara - sendo de esperar que, até à versão final, também se possa contar com o lançamento de uma app à escolha do utilizador.


É curioso que tenha sido necessário a Apple lembrar-se disto (não sei se algum outro fabricante já o teria feito antes de forma oficial) para que a Xiaomi o replicasse; especialmente quando se tem em conta que há muito tempo que os fabricantes de smartphones Android disponibilizam coisas como o reconhecimento de toques e gestos no ecrã mesmo com o smartphone adormecido (como aqueles que permitem fazer um gesto "C" para lançar a câmara, ou "M" para lançar a app de música.

Neste caso o reconhecimento não está a ser feito pelo touchscreen mas sim pelos acelerómetros (que já estarão activos de qualquer forma para a contagem de passos e actividade), o que se revela bastante eficiente - e também prático quando se está a utilizar o smartphone com uma só mão.

A minha única crítica a este sistema é que, ocasionalmente, nalgumas das nossas estradas mais esburacadas, por vezes dou com o iPhone a detectar erradamente estes "toques traseiros" quando está no suporte do carro (se bem que na mais recente versão do iOS 14 beta isso parece ter ficado resolvido - não tendo acontecido desde então).

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]