2020/08/30

8 dicas para optimizar a autonomia num veículo eléctrico


A autonomia sempre foi considerado o maior problema associado aos veículos eléctricos. Contudo, a autonomia máxima destes veículos tem vindo a aumentar, como é o caso do Hyundai Kauai Electric com autonomia anunciada de 449 quilómetros, e existem várias dicas sobre como tirar o máximo partido disso.

Existem formas de optimizar a autonomia dos carros eléctricos e fazer com que esta seja o mais próxima possível do anunciado pelos fabricantes. Para tal, devem ser consideradas as seguintes dicas:
  • Utilizar o modo ECO
    Vários veículos eléctricos possuem diferentes modos de condução, sendo um deles o modo económico (ou ECO). Esta é a regra mais básica e simples para aumentar a autonomia do veículo. Assim, para preservar e até maximizar a autonomia, este deve ser o modo preferencial, mesmo que limite a utilização de outras características do automóvel.

  • Evitar utilizar o cruise control
    O cruise control é um sistema de apoio à condução bastante cómodo. Contudo, este sistema, mesmo que adaptativo, não consegue identificar devidamente vários factores, tais como as características da estrada ou o comportamento dos restantes condutores ou peões. Para conseguir a máxima autonomia do automóvel, o condutor deverá optar pela condução manual e tirar proveito das características da estrada e do estado do trânsito para evitar desperdiçar energia e até poder regenerar alguma.

  • Ter atenção à velocidade
    Quanto maior a velocidade maior será o consumo de energia, e isso afectará a autonomia. Assim, o melhor será circular a velocidades não muito elevadas, tendo sempre em consideração os limites máximos e mínimos de velocidade.

  • Evitar travagens repentinas e abruptas
    Deverá ser evitado, sempre que possível, efectuar travagens repentinas e abruptas, dando preferência a travagens mais suaves que permitem que o sistema de travagem recupere energia. A realização de travagens bruscas faz com que o veículo tenha que usar o sistema de travagem tradicional, desgastando as pastilhas dos travões e não recuperando qualquer energia.

  • Planear o trajecto a percorrer
    Planear o trajecto a percorrer permite antecipar diferentes variáveis e adaptar o estilo de condução de forma a optimizar a autonomia do veículo.

  • Evitar ligar o ar condicionado
    A utilização do ar condicionado afecta a autonomia dos veículos eléctricos. Evitar utilizar este equipamento por longos períodos de tempo é o ideal, podendo aproveitar ligar o ar condicionado enquanto o veículo está parado e ligado à corrente eléctrica, arrefecendo-o previamente antes da viagem, evitando perder uma grande quantidade de autonomia já durante o trajecto a percorrer.

  • Dar preferência ao aquecimento dos bancos
    Nos dias em que o frio se faz sentir, se o automóvel estiver com bancos aquecidos, esta funcionalidade consome menos energia que o ar condicionado, pelo que deve ser o equipamento preferencial.

  • Verificar o estado geral do automóvel
    Verificar se o automóvel se encontra com as condições necessárias para circular em segurança é essencial. Por exemplo, verificar a pressão dos pneus ajuda a preservar os mesmos e a maximizar a autonomia dos carros eléctricos.

A Hyundai Portugal criou recentemente a Blue Academy, uma plataforma com o objectivo de esclarecer todas as dúvidas e mitos relacionados com o tema da mobilidade ecológica, onde é possível encontrar um simulador de carregamento que calcula a autonomia da viatura e os tempos de carregamento para cada tipo de carregador (tomada doméstica, wallbox ou posto de carregamento rápido).

Publicado originalmente no Pela Estrada Fora

2 comentários:

  1. Estas dicas podem tornar se gerais... 😁 Pois sao validas tambem para carros de combustao.

    ResponderEliminar
  2. "Evitar ligar o ar condicionado"... not gonna happen!

    ResponderEliminar