2020/08/16

AI recupera filmes do passado para 4K a 60 fps


Enquanto em pleno século XXI temos a indústria do cinema a fazer todos os esforços por nos convencer que os filmes a 24 fps são uma experiência única, há quem nos mostre o realismo adicional que se pode obter ao rever filmes do passado reconvertidos para 4K e a 60 fps.

Todos já vimos filmes do início do século passado, caracterizados pelo seu framerate reduzido (e acelerado) e as imagens a preto e branco, normalmente com baixa resolução e pontilhadas por lixo e arranhões. Mas, graças à "magia" da inteligência artificial, temos agora sistemas que podem pegar nesses filmes e recuperar muitos dos seus detalhes - e transformá-los em vídeos que permitem revisitar essas épocas com detalhe incrível, tal como se tivessem sido filmadas com uma moderna câmara digital 4K.

Os resultados são verdadeiramente impressionantes, mesmo se é preciso ter a devida cautela quanto a alguns aspectos, como o da colorização poder não representar as cores reais, ou em certos casos os rostos das pessoas nas multidões poderem contar com a "imaginação" do sistema de A.I. para serem recriados, quando se tratam de imagens originais onde não houvesse detalhes suficientes para serem recriados.







2 comentários: