2020/08/19

Android 11 remove selector de apps da câmara


As preocupações com a segurança fazem com que os sistemas mais recentes sejam forçados a aplicar muitas mais restrições do que faziam anteriormente, e no caso do Android 11 isso leva ao desaparecimento do selector de apps de câmara instaladas.

Uma das funcionalidades de longa data do Android é a capacidade de atribuir apps a diferentes funcionalidades. Podemos seleccionar entre vários browsers para abrir um link, assim como escolher um diferente do que vem instalado de origem para ser usado como browser pré-definido; e nas apps que requisitavam a captura de uma foto ou vídeo era também possível escolher entre diferentes apps de câmara que se tivessem instaladas. Era, mas vai deixar de ser.

No Android 11, por motivos de segurança - segundo a justificação da Google - deixa de ser possível seleccionar uma app de câmara, sendo o utilizador atirado directamente para a app de câmara do sistema.


A Google pretende evitar que os utilizadores possam ser atirados para apps de fotografia maliciosas, mas o maior problema é que com esta alteração serão principalmente prejudicados todos os que utilizavam apps Gcam nos seus smartphones para terem acesso aos benefícios que não estariam presentes nas apps da câmara dos seus equipamentos.

Por este andar, ainda acabamos por ter um Android 12 que, para além da câmara, nos obriga a usar o browser da Google, teclado da Google, gestor de ficheiros da Google, sempre com a desculpa que é para manter os utilizadores em segurança.

5 comentários:

  1. isto é FUD.

    https://reddit.com/r/Android/comments/icbcgj/android_11_is_taking_away_the_camera_picker/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tema está muito quente no r/Android e a propria fonte da noticia pede para não ser citada.

      E até:

      "I'm on Android 11 Beta 3 and have more than one camera app installed. I can confirm it still asks you which camera app you want to use when double-pressing the power button"

      Eliminar
    2. Afinal já terá sido confirmado pela própria Google.
      https://www.theverge.com/2020/8/20/21376391/google-android-11-third-party-camera-picker-intents

      Eliminar