2020/08/22

Apple exige que app do Wordpress inclua vendas para poder cobrar comissão


Em plena guerra em múltiplas frentes por causa de acusações de abuso de posição dominante na App Store, a Apple achou que seria o momento ideal para fazer mais uma exigência que parece demonstrar esse abuso: suspendeu as actualizações da app Wordpress, exigindo que a mesma inclua vendas in-app para poder cobrar a sua comissão.

Matt Mullenweg veio desabafar publicamente que o motivo pelo qual não têm havido actualizações da app Wordpress para iOS é porque a Apple as bloqueou (quebrando a sua promessa anterior de que não iria utilizar a paralisação de actualizações como forma de forçar os developers), exigindo que a app passe a incluir a opção de compra directa dos planos .com.



Relembre-se que a app nunca teve nada a ver com os planos pagos nem nunca ofereceu compras através da app, dando acesso aos planos gratuitos que o Wordpress disponibiliza e também a gestão dos sites de quem opta por ter domínios personalizados ou nos seus próprios servidores.



Infelizmente, em vez de aproveitar a oportunidade para se juntar à luta, parece que neste caso os responsáveis pelo Wordpress se vão resignar e fazer aquilo que a Apple está a pedir, adicionando opções de compra de domínios .com para os sites em Wordpress, e pagando a "taxa Apple".

Não contente em exigir a sua comissão e impedir métodos de pagamento alternativos, a Apple começa agora a exigir que apps que não vendiam nada passem a vender para ir buscar os seus 30%...

11 comentários:

  1. Vão tão ser obrigados pelos políticos a abrir a sua plataforma a terceiros que até vão andar de lado. Está se mesmo a ver, a Apple tem imenso dinheiro, mas está a meter-se com outros também com dinheiro a sério e tem tudo para dar certo para os outros, mesmo que a Apple tente fingir que é irrelevante, porque a verdade é que só existem realmente duas plataformas nos smartphones: Android (e variações baseadas em Android) e iOS... e mesmo que o iOS seja pequeno por comparação, ainda assim é uma plataforma com expressão no mercado suficiente para não poder ser ignorada, e que se não houver leis, certamente as farão para garantir que a Apple abre a plataforma a bem ou a mal.
    No Android pelo menos dá para instalar aplicações de fora da loja se a pessoa realmente quiser e mudar as definições, na Apple não sei se deixam fazer isso no iOS, mas acho que não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No iOS tem toda a liberdade para fazer o que a Apple deixa que faça... :)

      Eliminar
    2. "Infelizmente, em vez de aproveitar a oportunidade para se juntar à luta,"
      Não percebi é qual é a luta.
      Não pagar comissões à Apple (e à Google) como pretende a Epic no Fortnite?
      Obrigar a Apple a deixar instalar apps fora do Apple Store, como acontece no Android com o Google Play?

      No primeiro semestre de 2020 o as vendas (valor a receber pelos developers e comissões) da App Store e do Google Play foram, respetivamente, de 32,8 mil milhões de dólares e de 17,3 mil milhões de dólares.
      Se a Google não permitisse no Android a instalação de apps fora do Google Play ia receber mais de comissões e aproximar-se da Apple? Por certo, mas a Google vai buscar ao Android outras fontes rendimentos, especialmente dos anúncios, que a Apple não tem.
      São modelos de negócios com algumas diferenças. Se a Apple não fosse buscar o dinheiro às comissões nas apps tinha que ir buscar a outro lado. Desde que não seja aos equipamentos por mim tudo bem - eu compro equipamentos e poucas apps.

      "Mas a Apple tem que deixar instalar apps fora da store oficial como faz a Google com o Android. E tem e tem e tem!". Ainda não percebi porquê ou o que é que impede alguém de comprar um equipamento Android em vez de iOS para não pagar comissões à Apple das apps.

      Eliminar
    3. Até o Steve Jobs referiu no início que o objectivo da App Store não era ganhar dinheiro mais simplesmente cobrar comissões para "não dar despesa". Avance-se alguns anos, e essas comissões dão agora dezenas de "biliões" de lucro por ano... E até aí nada contra, o objectivo das empresas é dar lucro; o que está em causa é fecharem o acesso a tudo o resto, impedindo que se instalem apps, ou essas apps possam usar outros métodos de pagamento (e mesmo assim, dependendo das apps, pois há umas para as quais até fazem "um jeitinho").

      Esse tipo de bloqueios não tem tido grande sorte na Europa (de outra forma só poderias fazer revisão a um Ford numa oficina oficial Ford, e a um VW numa oficina oficial da VW, e com alguma sorte nem sequer podias usar um filtro de óleo da concorrência - como ridiculamente acontece nos EUA para algumas marcas).

      Eliminar
    4. O melhor é leres a contestação da Apple a pretensão apresentada pela Apple em Tribunal.
      Por exemplo, a API desenvolveu e dispobiliza aos developers 150.000 APIs, que não tem nada a ver com as do tempo de Steve Jobs? O seu desenvolvimento e do SO para correr as apps não custa dinheiro?
      "Ah, mas é muito!". São os 30% (e 15%) cobrados pela Google e pela Microsoft, Sony e Nintendo nas consolas.
      "Mas deixem instalar outra forma de pagamento!" A Epic resolveu de uma forma fácil no Fortnite: o utilizador paga menos 25%, a Epic recebe 5% e a Apple e a Google nada.
      "Ah, mas deixem instalar as apps fora da App Store". Vai dar ao mesmo.

      A parte das oficinas autorizadas e das peças de substituição com garantia nada têm a ver com o assunto. A Epic vai dizer: "Eu submeti à App Store uma app que foi aprovada com certas condições, mas mudo o que me apetecer, a Apple só serve de armazém?"

      Eliminar
    5. O melhor é leres a contestação da Apple a pretensão apresentada pela Apple em Tribunal.
      Por exemplo, a Apple desenvolveu e dispobiliza aos developers 150.000 APIs, que não tem nada a ver com as do tempo de Steve Jobs. O seu desenvolvimento e do SO para correr as apps não custa dinheiro?
      "Ah, mas é muito!". São os 30% (e 15%) cobrados pela Google e pela Microsoft, Sony e Nintendo nas consolas.
      "Mas deixem instalar outra forma de pagamento!" A Epic resolveu de uma forma fácil no Fortnite: o utilizador paga menos 25%, a Epic recebe 5% e a Apple e a Google nada.
      "Ah, mas deixem instalar as apps fora da App Store". Vai dar ao mesmo.

      A parte das oficinas autorizadas e das peças de substituição com garantia nada têm a ver com o assunto. A Epic vai dizer: "Eu submeti à App Store uma app que foi aprovada com certas condições, mas mudo o que me apetecer, a Apple só serve de armazém"?

      Eliminar
    6. Ficou um comentário duplicado (não consegui apagar-lo), mesmo assim com um erro:
      "O melhor é leres a contestação da Apple a pretensão apresentada pela - EPIC - em Tribunal."
      https://cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/21807196/file0.58943333434048.pdf

      Já agora, sobre a app da WordPress. Isto é parecido com a venda de e-books da Amazon no Kindle para iOS.
      Vou ao Kindle e vejo os livros da Amazon e os preços. Mas não os posso comprar com a app. Fora da app, com um browser, tenho que ir ao site da Amazon comprar o e-book e quando abrir a app ele descarrega o automaticamente.

      Nem sei se o que diz a WordPress foi exatamente o que aconteceu. Mas pelos vistos a coisa é:
      - Pode mostrar na app os alojamentos pagos. Mas quem os quiser comprar sai da app, abre um browser e vai ao site da WordPress comprá-los.
      - Quer fazer a compra através da app, nem que seja através um link na app para abrir o site no Safari para fazer a compra - paga comissão.

      Acho que a questão se pode discutir em dois planos e só dois:
      - o preço da comissão (é alta/baixa, deve ser diferenciada ...)
      - as regras sobre comissões aplicam-se a todos.
      Creio que a WordPress chegou à conclusão que lhe é mais vantajoso pagar a comissão - porque efetivamente tinha a possibilidade de não pagar. E aqui é que bate o ponto - se não quisesse não pagava.

      Eliminar
  2. "a Google vai buscar ao Android outras fontes rendimentos, especialmente dos anúncios, que a Apple não tem." A Apple também ganha dinheiro com anuncios nos seus equipamentos:

    https://searchads.apple.com/
    https://www.forbes.com/sites/johnkoetsier/2020/08/07/apple-ad-network-gets-special-privileges-that-facebook-google-wont-on-ios14/#d90003375152

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trocos.
      A Google paga anualmente à Apple 12.000 milhões de dólares para o Google Search ser o motor de busca pré-definido do Safari. Quanto ganha, em anúncios, por o Google Search estar pré-definido no Android?
      Creio que não há dúvida que a principal fonte de receita da Google são os anúncios, em que o Android é um factor importante.
      Até pode deixar instalar apps fora da Google Play ... mas que não é com tanta largueza e facilidade como alguns imaginam.

      Eliminar
  3. Apple pede Desculpa...
    https://www.theverge.com/2020/8/22/21397424/apple-wordpress-apology-iap-free-ios-app

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anteontem saiu uma atualização da app da WordPress sem os links que a Apple considerava in-app purchase. Ou seja, quem quiser comprar o alojamento, fora de app, abre um browser e vai ao site comprar o alojamento.
      A seguir é que disse disse:
      "We believe the issue with the WordPress app has been resolved. Since the developer removed the display of their service payment options from the app, it is now a free stand-alone app and does not have to offer in-app purchases. We have informed the developer and apologize for any confusion that we have caused."

      Eliminar