2020/08/11

Austrália vai exigir que Google e Facebook paguem por notícias


A Austrália volta a reforçar a ameaça à Google e Facebook, de que terão que pagar pelas notícias que apresentarem, caso não cheguem a acordo num prazo de 45 dias (em que terão que aceitar pagar de qualquer forma).

A Austrália parece não querer aprender com os erros dos outros, e prepara-se para entrar na mesma guerra pela qual já passaram vários países Europeus, como Espanha e Alemanha. A Austrália quer que sejam os gigantes tecnológicos a sustentar os grupos editoriais, considerando que estes lucram injustamente com a partilha das notícias dos mesmos. Por isso a sua solução é dizer que a Google e Facebook paguem pela apresentação dos previews das notícias.

Esse requisito irá passar a lei ainda este ano, com a pressão acrescida de que será feito unilateralmente se as partes envolvidas não chegarem a acordo mútuo num prazo de 45 dias; sendo que até à data, apesar das conversações durarem há meses, parece não haver muitas hipóteses para consenso.

Em jeito de déjà-vu, é fácil antever o que vai acontecer. A Google e Facebook declinam amigavelmente pagar, e deixam de apresentar as notícias dos ditos grupos empresariais. Passados umas semanas (ou dias), veremos os grupos editoriais dizer que afinal preferem que continuem a partilhar e apresentar as suas notícias, depois de verem o tráfego para os seus sites caírem a pique... basta perguntarem aos grupos editoriais alemães.

Actualização: A Google ameaça com o fim dos serviços gratuitos na Austrália.

4 comentários:

  1. Réu-téu-téu, "...A Google e Facebook declinam amigavelmente pagar, e deixam de apresentar as notícias dos ditos grupos empresariais.... basta perguntarem aos grupos editoriais alemães" ... e sai link para um post de há sete anos atrás.

    As coisas estão a mudar, a situação é outra e a Google já não usa a mesma arrogância: "Acabamos com o Google News no país que vão ver como é que dói, como recomenda o Carlos Martins" ;-)
    A Google começou a abrir os cordões à bolsa.Um dos grupos editoriais a que a Google vai pagar, Spiegel, é alemão.
    https://www.theverge.com/2020/6/25/21302791/google-news-publishers-pay-content-australia-germany-brazil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, também não entendo porque
      estas noticias são escritas como se devêssemos escarnecer sobre mais este atrevimento da Autralia. Porque antes pelo contrario, deveríamos estar a ser incentivados a apoiar a insistência numa causa que parece perdida. Porque as grandes corporações americanas como o Google e o Faceboock não podem ficar com os lucros todos só para para eles, para sempre!

      Eliminar
    2. Nem sei bem o que será pior...
      Será bom termos uma sociedade em que as notícias não são veículadas por platafomas populares como as da Google e Facebook (logo, o povo não terá tanto contacto com jornalismo de qualidade, ou será pior termos o jornalismo refém da forma como essas plataformas irão moldar todo o ecossistema?

      Onde irá residir a verdade?

      Eliminar
    3. Pelo simples facto que equiparo isto a algo equivalente a ter a indústria dos carros eléctricos a pagar taxa aos fabricantes dos carros a combustão; ou pagarmos taxas pelos gb comprados quer vão para entidades das cópias privadas apesar de podermos nunca lá colocar nada a não ser os nosso dados.
      Querem taxar as grandes empresas tecnológicas, acho muito bem, mas que não o façam para manter o tacho exclusivo para "uns", que acham ter direito garantido aos € em detrimento de todos os outros.

      Eliminar