2020/08/11

YouTube deixa de enviar emails para novos vídeos


Depois de se ter afastado dos RSS com o fim do Google Reader, e arruinado o Hangouts, parece que a Google quer também começar a aplicar o mesmo tratamento ao próprio email: começando com fim das notificações via email para novos vídeos no YouTube.

O email, por muito que alguns o considerem antiquado, continua a ser um dos serviços universais na internet. Imaginem só o que seria se, à semelhança da tendência actual dos serviços de mensagens, que os emails do Hotmail só pudessem ser enviados para outros utilizadores do Hotmail, ou do Gmail apenas para o Gmail, e o mesmo para qualquer outro serviço de email? Podemos (ainda?) não estar nesse ponto, mas parece que a Google quer começar a desvalorizar os emails.

Quem tivesse seleccionado a notificação via email para novos vídeos dos canais do YouTube que segue, deixará de receber esses emails já a partir de 13 de Agosto.

Com isto as opções de notificação passam a ser as irritantes notificações push nas apps nos smartphones, ou através das notificações nos browser nos computadores desktop (ainda mais irritantes).


As notificações via email eram o meu método principal (e único) para seguir os novos vídeos dos canais que considero mais interessantes e que publicavam vídeos de forma irregular. Com o desaparecimento dos emails o efeito prático será fazer com que só venha a ver esses vídeos por "sorte", se por acaso me aparecerem à frente - já que não irei activar as notificações por causa disso.

Bem jogado Google... Com tudo isto e os abusos que têm sido feitos ao Gmail (para não falar do Blogger), o que é certo é que já dei por mim a começar a pensar em algo que não imaginava vir a fazer: que será melhor começar a considerar procurar uma alternativa ao Gmail para o meu serviço de email principal. Da maneira que as coisas vão, já não posso dizer que tenha confiança na Google para que seja capaz de manter o seu serviço de email em forma "aceitável" por muito mais tempo.


Actualização: Já temos forma alternativa para receber as notificações via email.

9 comentários:

  1. Estou na mesma posição. No e-mail tinha uma lista feita "à mão" de vídeos que queria ver, cheguei a ter e-mails de vídeos com mais de um ano para não me esquecer que existiam. Agora para me lembrar de os ver mais tarde e para os encontrar vai ser uma chatice.

    Google a ser a Google, no que toca a acabar com serviços bons.

    ResponderEliminar
  2. Que real treta!

    "Da maneira que as coisas vão, já não posso dizer que tenha confiança na Google para que seja capaz de manter o seu serviço de email em forma "aceitável" por muito mais tempo."
    +1 aqui.

    ResponderEliminar
  3. Pois é... Infelizmente a dominância de mercado resulta naquilo que é bem presente atualmente.

    Já me livrei (há algum tempo) de alguns serviços da Google, passando a recorrer a alternativas mais apaziguantes (Edge, Bing, Swiftkey, entre outros).

    Infelizmente o Gmail é quase insubstituível para quem usa à longa data (não é uma mudança que se possa começar do zero sem "prejuízos") mas intriga-me seriamente os últimos "ataques" a este serviço por parte da Google.

    Por exemplo, a tentativa de impingir o Google Meet através do Gmail... um verdadeiro atentado à liberdade dos utilizadores.

    Foi a primeira em que realmente me deu uma vontade enorme de procurar alternativa para email pessoal.

    É engraçado, ainda hoje ao almoço, entre amigos, levantamos este tema precisamente acerca da intrusão da Google que destinou o Windows mobile ao fracasso...

    ResponderEliminar
  4. A google vai de mal a pior, vamos mudar a estrelas da app do youtube para 1 com o comentário sem mail não há estrelas, pode ser que se muitos o fizerem eles lá mudem a opinião.

    ResponderEliminar
  5. Para mim era SPAM, até agradeço.
    Guardo as minhas listas de videos no Youtube e administro tudo lá.
    Notificações por email, no meu ponto de vista, são ruído.
    Mas compreendo que para outras pessoas possam fazer a diferença.
    Pensava mesmo que ninguém dava utilidade aos emails automáticos das redes sociais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho alguns canais subscritos no YouTube (não são muitos) e apesar de abrir o YouTube todos os dias, ou quase todos, acabo por não ter um conhecimento real daquilo que supostamente me interessava realmente (salvo os mais vizualizados que aparecem em destaque).

      Não tenho notificações pop-up ativadas já que me irritam severamente e talvez por isso o email torna-se de facto um elemento essencial para não deixar escapar conteúdo que realmente nos interessa.

      Como também não apago os email's, ao contrário de quaisquer outras notificações que são prontamente "varridas" do ecrã, o email torna-se também aí um elemento presente para não esquecer de que determinado canal carregou um vídeo nesse dia... Acho que a maioria das pessoas abre, vê e volta a ver a caixa de entrada do email várias vezes ao dia...

      Talvez a Google esteja com falta de espaço nos servidores para alojar os ditos email's com notificações do YouTube...é triste

      Eliminar
  6. Existe algum modo de receber as notificações de cada canal no e-mail? Poxa, eu tinha tudo organizado no e-mail, google errou feio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sai post logo à noite a explicar um método. Já está o link no final deste artigo.

      Eliminar
    2. Excelente! Estarei no aguardo.

      Eliminar