2020/08/26

Chrome ganha grupos de tabs minimizáveis


Depois do agrupamento de tabs, eis que chega finalmente a opção lógica que se esperava, com a mais recente versão do Chrome a permitir condensar ou expandir esse grupos.


O agrupamento de tabs no Chrome permitia manter uma organização visual das páginas por grupos ou secções, mas faltava a parte fundamental, que a Google finalmente resolveu com a mais recente actualização. A partir de agora podemos minimizar ou expandir os grupos de tabs, o que torna bastante mais produtiva a utilização do Chrome por quem gosta de manter muitas tabs abertas simultaneamente.

Mas as  novidades não se ficam por aqui. Também para facilitar a vida a quem agrupa muitas tabs abertas será útil uma funcionalidade prometida para breve que apresentará miniaturas das páginas ao passar o ponteiro do rato sobre as tabs.

Quem passar a vida a preencher formulários PDF também poderá contar com a gravação de PDFs preenchidos directamente a partir do Chrome.

E por último, também temos melhorias no desempenho no processo e gestão das tabs, com abertura que prometem ser até 10% mais rápida do que era até agora; e também teremos acesso à criação de QR Codes para partilha simplificada de URLs a partir do Chrome.

6 comentários:

  1. Amigo não deixa amigo usar chrome.

    Um amigo usa firefox:
    - Combate a monocultura do blink
    - Apoia uma entidade que luta pela internet aberta
    - Ensina o amigo sobre o facebook containers
    - Tem um ublock que suporta block de tracking por CNAMES
    - entre tantos outros :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, mas parece que a Mozila despediu trabalhadores e faz um novo acordo com a Google

      Eliminar
  2. A opção permitir condensar ou expandir esse grupos é uma excelente ideia, no entanto não detalham a forma de como activar essa nova funcionalidade.
    Pesquisando no blog da Google também não é detalhado a forma como condensar ou expandir os grupos... dá ideia que é via double clik mas não funciona

    Estou com a versão 85.0.4183.83

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva M Gomes,

      Para activares esta opção deves:
      1. Ir Chrome://flags
      2. Pesquisar por:
      Tab Groups Collapse
      3. Activar esta opção;

      Após isto, é necessário reiniciar o browser. O funcionamento é, um clique para expandir/colapsar, botão do lado direito do rato para as opções.

      Eliminar
    2. 👍

      @Carlos Martins: sugeria que se coloca-se esta info no artigo, vai com certeza ajudar mais leitores 😉

      Eliminar
    3. Aqui ficou a funcionar sem ter que andar a mudar manualmente as definições (que já tinham sido referidas no artigo inicial do agrupamento das tabs indicado no início do post).

      E sim, basta um clique para expandir / condensar.

      Eliminar