2020/08/02

Dead by Daylight e os tempos de loading nos jogos


O Dead by Daylight é um jogo já com alguns anos que apela aos fãs dos filmes de terror, mas quando decidi experimentá-lo o maior terror foi mesmo voltar a constatar a péssima optimização dos jogos e os intermináveis tempos de loading.

Noutros tempos, estávamos resignados a que, carregar um jogo num ZX Spectrum, fosse acompanhado por alguns minutos de paciência a ouvir o chilrear de uma cassete. Hoje em dia, temos hardware com gigabytes de RAM, discos que transferem centenas de megabytes por segundo (ou SSDs que transferem gigabytes), e no entanto os períodos de espera para carregamento parecem manter-se como dantes.

Mesmo sendo um grande fã de filmes de terror confesso que nunca tinha experimentado este Dead by Daylight; mas vi-o enquanto passeava pelos jogos disponíveis no Xbox Game Pass e decidi dar-lhe uma oportunidade. A mecânica do jogo é interessante: de um lado temos quatro jogadores, cuja missão é escapar ao "assassino" que os persegue (que fica a cargo de um 5º jogador). É uma verdadeira mini-dose de filme de terror, que tem importado elementos de diferentes filmes, jogos e épocas, para manter novidades a intervalos regulares.


Se o jogo em si é bastante feliz e garante uma dose de adrenalina sempre que ouvimos o som do "assassino" a aproximar-se; o mesmo não se pode dizer de todos os detalhes que o rodeiam, que posso dizer que são profundamente irritantes. São coisas que não são exclusivas deste jogo em particular (na verdade, afectam praticamente todos os jogos da actualidade), mas infelizmente calhou a este ser a "gota de água" que me fez vir escrever sobre isto.


Ora vejamos, quando se inicia o jogo temos direito a ver um longo vídeo que serve de "publicidade" ao jogo. Ter vídeos iniciais nos jogos é algo que me irrita desde sempre, pois acho ridículo estar a ocupar permanentemente umas largas centenas de megabytes (ou até gigabytes) para algo que, depois de uma única visualização - se tanto - será sempre passado à frente pelos utilizadores. Mas, neste caso a coisa passa de irritante a ridícula, pois mesmo que se perca umas dezenas de segundos a ver o vídeo, quando finalmente carregamos num botão para passar à frente somos levados para... o ecrã de carregamento do jogo! Ou seja, todos aqueles segundos que poderiam estar a ser utilizados para adiantar o carregamento do jogo de forma a poupar o jogador, são completamente e totalmente desperdiçados.

Passo à frente a questão do interface excessivamente confuso, já que isso é algo que ficaria resolvido com a habituação ao jogo; mas o que não posso passar à frente é a fase de início das sessões de jogo. Mais uma vez, somos atirados para uma secção que serve para que os cinco jogadores possam fazer ajustes aos seus personagens, e que demora cerca de 40 segundos (a não ser que todos os jogadores marquem estar prontos para dar início à partida) - mas querem tentar adivinhar o que acontece depois de terem passado estes 40 segundos à espera? Pois é... passamos para um ecrã de carregamento do nível, que demorará mais umas longas dezenas de segundos. Custava assim tanto utilizar o tempo de espera na preparação dos personagens, para ir carregando o nível de jogo?


Há mais de uma década atrás, ficava incrivelmente frustrado por, mesmo tendo um computador com "excesso" de RAM (na altura), tinha que lidar com jogos que, para reiniciar um nível que tinha acabado de ser carregado para a memória, voltavam a fazer o carregamento tradicional demorando dezenas e dezenas de segundos. Mais de uma década passada, vemos que a completa despreocupação com o tempo desperdiçado continua a ser prática comum.

Aguardo com ansiedade a nova gerações de consolas (PS5 e Xbox Series X), já que os tempos de carregamento foram um dos elementos críticos que ambas esperam conseguir reduzir substancialmente ou eliminar por completo. Agora os estúdios deixarão de ter desculpas, e espero que os jogadores passem também a demonstrar o seu desagrado de forma bem audível se, mesmo assim, continuarem a ser confrontados com os tempos de espera nos carregamentos que até permite pegar no smartphone e fazer um jogo rápido em qualquer outra coisa.

5 comentários:

  1. existe a versão mobile também disponível

    ResponderEliminar
  2. "gerações de consolas (PS4 e Xbox Series X)" correcção para "gerações de consolas (PS5 e Xbox Series X)"

    ResponderEliminar
  3. Eu ja jogo este jogo ha quase 3 anos e percebo o que queres dizer.
    No entanto ha uma coisa que não tem como tirar. O carregamento do mapa do jogo tem de ser depois desses tais 40 seg. Os jogadores podem ter offerings que fazem com que se caia num certo mapa, ou mude algumas das disposições dos ganchos ou baus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo isso, seriam apenas uns poucos elementos dinâmicos a aplicar a um mapa que se manteriam "99%" idêntico e que poderia ter sido pré-carregado. Só revela é que não é o tipo de preocupação que os developers tenham. Vamos ver o que o próximo ano nos trará...

      Eliminar