2020/08/15

Google Duo vai ser integrado no Meet


Quem ainda tivesse esperança que a Google tinha rumo definido nos serviços de comunicação, poderá (não) gostar de saber que não se deverá afeiçoar demasiado ao Duo, pois o serviço vai também ser cancelado e integrado no Google Meet.

A Google parece querer fazer o pleno das apostas completamente erradas no que diz respeito aos serviços de mensagens e video-chamadas. Anunciou a morte do Hangouts com a sua separação num serviço separado de texto e de vídeo, que inicialmente se destacavam por só precisarem de número de telefone mas mais tarde vieram a adoptar as contas Google como o Hangouts; com o serviço de texto a ser encerrado; com o Duo a perder protagonismo com a promoção (abusiva) do Google Meet - que era pago mas passou a ser gratuito para todos por conta do Covid-19 e da concorrência do Zoom nas video-chamadas - e agora, em quase preparação para o regresso à casa de partida, eis que também o Duo parece estar com os dias contados.

A Google está a trabalhar no encerramento do Duo e a sua integração no Meet, num projecto internamente designado por Duet (Duo + Meet).

Ainda poderá demorar um par de anos a ser concretizado, mas até lá não se habituem demasiado ao Duo (que, curiosamente, até era um serviço que até me tinha dado ao trabalho de tentar utilizar). Também curiosamente, é que depois desta integração, teremos passado anos a brincar com estes serviços criados e encerrados pela Google, para chegar ao final e ficarmos com um serviço que acaba por se limitar a fazer tudo aquilo que o Hangouts original já fazia. Enfim...

1 comentário:

  1. Sempre me questionei o porquê desta política, aparentemente, errática do Google.

    Incompetência não é, afinal estamos a falar do Google, então é o quê?

    Curiosamente todos estes serviços encerrados funcionam muito bem. Tudo isto é estranho...

    ResponderEliminar