2020/08/12

Painéis publicitários que espiam consumidores chegam à Europa


Depois de operarem há anos nos EUA, a Clear Channel traz os seus cartazes com capacidade de monitorizar os consumidores para a Europa.

O desejo de seguir os consumidores não é algo que se limita apenas ao que fazem na web. Também no mundo real somos constantemente seguidos assim que entramos num centro comercial (e outros espaços), e em breve isso será reforçado com a chegada dos painéis publicitários da Clear Channel.

Em vez de se limitarem a apresentar publicidade, estes cartazes podem seguir os consumidores nas proximidades, avaliar em que lojas entram, se olham para a publicidade que é apresentada, e muito mais. De certa forma podemos considerá-los como uma versão algo primitiva do futuro que já era previsto no filme Minority Report, em que já se tinha publicidade personalizada através do reconhecimento ocular.


A Clear Channel diz que a demora para a chegada à Europa se deveu às questões da protecção da privacidade, e que todos os dados que recolhe são completamente anónimos... Mas bem sabemos que o prometido anonimato dos dados nem sempre é tão anónimo quanto se faz passar.

Veremos quanto tempo irá passar até surgir o primeiro processo contra vigilância excessiva por parte dos painéis publicitários.

5 comentários:

  1. Ray-ban para quando uns óculos de sol com adblocker?!

    ResponderEliminar
  2. No que depender de mim, terão oposição a uma coisa dessas.

    E podem crer que irei procurar grupos de pessoas que pensem como eu no que respeita a esse assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim acho que a melhor forma de combater este tipo de tecnologias é desvalorizar os dados que eles recolhem, isto é, se eles recolherem muito "lixo" juntamente com dados válidos irá ser impossível distingui-los. Um exemplo: se em lugar de bloquear os cockies e trackers o software injetasse informação falsa os dados recolhidos deixariam de ter valor.

      Eliminar
  3. Uns autocolantes ou uma lata de spray poderão ser um bom adblocker

    ResponderEliminar