2020/08/12

Galaxy Note 20 Ultra vem com ecrã de 120Hz com refresh rate variável


A Samsung diz que o seu Galaxy Note 20 vem com ecrã de 120Hz que resolve os problemas dos consumos excessivos, adoptando tecnologia de refresh rate variável capaz de se acomodar às necessidades do momento.

Até ao momento, temos visto smartphones a adoptarem ecrãs com refresh rate superior a 60Hz, mas com isso a fazer-se sentir imediatamente na sua autonomia. Em causa está o pequeno pormenor destes modos de 120Hz (ou 90Hz, ou 144Hz) funcionarem de forma contínua assim que são activados; pelo que mesmo que se esteja a ver um ecrã completamente estático, o smartphone está a ter o trabalho - e a gastar energia - apresentando-o 120 vezes por segundo. Algo que a Samsung diz que resolveu no novo Galaxy Note 20 Ultra com a estreia do primeiro ecrã que diz ser verdadeiramente VRR (refresh rate variável).


A Samsung diz que o ecrã do Note 20 Ultra pode funcionar a 120, 60, 30 e 10Hz, e que tem a capacidade para escolher automaticamente o modo adequado a cada momento. Ou seja, se estivermos num jogo de acção o ecrã estará a funcionar a 120Hz, mas se estivermos a ver uma página parada no browser, o ecrã poderá baixar para os 10Hz para poupar energia.

Não sei se poder optar por entre quatro frequências constitui verdadeiramente um refresh rate variável verdadeiro (em oposição ao Freesync e G-Sync, que consegue apresentar as imagens à medida que vão sendo disponibilizadas, e aí sim, de forma verdadeiramente variável), mas será um passo nesse sentido no segmento mobile.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)