2020/08/12
Painéis publicitários que espiam consumidores chegam à Europa
Depois de operarem há anos nos EUA, a Clear Channel traz os seus cartazes com capacidade de monitorizar os consumidores para a Europa.
O desejo de seguir os consumidores não é algo que se limita apenas ao que fazem na web. Também no mundo real somos constantemente seguidos assim que entramos num centro comercial (e outros espaços), e em breve isso será reforçado com a chegada dos painéis publicitários da Clear Channel.
Em vez de se limitarem a apresentar publicidade, estes cartazes podem seguir os consumidores nas proximidades, avaliar em que lojas entram, se olham para a publicidade que é apresentada, e muito mais. De certa forma podemos considerá-los como uma versão algo primitiva do futuro que já era previsto no filme Minority Report, em que já se tinha publicidade personalizada através do reconhecimento ocular.
A Clear Channel diz que a demora para a chegada à Europa se deveu às questões da protecção da privacidade, e que todos os dados que recolhe são completamente anónimos... Mas bem sabemos que o prometido anonimato dos dados nem sempre é tão anónimo quanto se faz passar.
Veremos quanto tempo irá passar até surgir o primeiro processo contra vigilância excessiva por parte dos painéis publicitários.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ray-ban para quando uns óculos de sol com adblocker?!
ResponderEliminarNo que depender de mim, terão oposição a uma coisa dessas.
ResponderEliminarE podem crer que irei procurar grupos de pessoas que pensem como eu no que respeita a esse assunto.
Presente
EliminarPara mim acho que a melhor forma de combater este tipo de tecnologias é desvalorizar os dados que eles recolhem, isto é, se eles recolherem muito "lixo" juntamente com dados válidos irá ser impossível distingui-los. Um exemplo: se em lugar de bloquear os cockies e trackers o software injetasse informação falsa os dados recolhidos deixariam de ter valor.
EliminarUns autocolantes ou uma lata de spray poderão ser um bom adblocker
ResponderEliminar