A sempre prática ferramenta de compressão de imagens na web Squoosh passa a suportar o codec AVIF para obter imagens com tamanho ainda mais reduzido.
Disponível a um site de distância em qualquer browser, o Squoosh é um poderoso aliado por quem se preocupa em reduzir o tamanho das suas imagens. Esta ferramenta web permite-nos seleccionar diferentes tipos de imagens (PNG, JPG, WebP - e agora AVIF) e afinar uma variedade de parâmetros para obter os melhores, ou piores, resultados. E agora passamos a ter à disposição o mais recente e eficiente AVIF.
🎨 https://t.co/R8ssqijW2L now supports AVIF!— Chrome Developers (@ChromiumDev) August 26, 2020
➡️ Next-generation open image format.
➡️ Significantly outperforms JPEG & WebP lossy formats.
➡️ Supported natively in Chrome 85
Give it a try with your own images! pic.twitter.com/xFsZyWjghN
Num teste rápido, uma imagem com cerca de 1600 x 970 pixeis que em MozJPEG tinha sido comprimida para 33KB, e que em WebP podia ficar em 22KB, neste novo AVIF fica com apenas 13KB(!) o que demonstra bem a sua superioridade em termos de compressão - e isto sem que houvesse degradação notória da imagem face aos outros formatos. É realmente incrível.
Por agora o AVIF já é reconhecido nativamente pelo Chrome 85, restando agora esperar que comece a tornar-se mais comum e suportado, para que possa ser usado com cada vez maior frequência.
Quem se interessar por compressão de imagens pode também espreitar o vídeo que se segue, que explica como o Squoosh (e a compressão de imagens em geral) funciona.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)