2020/08/28

Stayway Covid já disponível para Android e iOS


A app portuguesa para tracking de contactos do Covid-19 - Stayaway Covid - já está disponível na Play Store para os smartphones Android e na App Store para iPhones.

Esta é app que será utilizada oficialmente em Portugal para fazer o contact tracing relativo ao Covid-19, tirando partido do sistema de tracking desenvolvido e disponibilizado em conjunto pela Apple e pela Google de forma a abranger smartphones Android e iPhones. No entanto, é também por isso mesmo que a app se vê envolvida num conjunto de críticas.

Para além de se tratar de uma app de utilidade pública desenvolvida com fundos públicos e que, por isso mesmo, deveria ser disponibilizada como open-source; há toda a questão da dependência nesse componente fechado que pertence à Apple e Google, que ninguém pode verificar o que faz ou como funciona, para validar se realmente apenas faz o que diz fazer. Um componente que nalgumas outras apps idênticas de outros países, já levou a problemas como consumo excessivo de bateria.

A isto somam-se também todas as dúvidas quanto à real eficácia - ainda por demonstrar - deste tipo de técnica; já que não irá registar muitos contactos próximos, e irá marcar como próximos pessoas que poderiam estar separadas por vidros e paredes, gerando crises de ansiedade com alertas falsos.

Felizmente, esta é uma app de uso voluntário, pelo que ninguém será obrigado a utilizá-la; sendo que independentemente da opção de cada um quanto à app, há outras medidas igualmente simples e com eficácia imediata mais directa e comprovada: como a utilização de máscara - e nem precisa ser uma máscara tão avançada quanto a máscara electrónica da LG.

[App Stayaway Covid na Play Store - App Stawaway Covid na App Store]


Actualização: também já disponível para iOS.


6 comentários:

  1. Resumindo o post - não usem.
    SNS hoje: 6 mortos e 401 novos casos confirmados. Resumindo - usem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém menos preconceituoso poderia ter chegado ao final do artigo e reter a conclusão literalmente lá escrita:
      "independentemente da opção de cada um quanto à app, há outras medidas igualmente simples e com eficácia imediata mais directa e comprovada: como a utilização de máscara".

      Cá estarei para as devidas actualizações quando publicarem relatórios devidamente validados a demonstrar a eficácia da app. Até lá, prefiro manter um cepticismo saudável, de como:
      1) quem se preocupar em usar a app já poderá, implicitamente estar sensibilizado para seguir todas as medidas de precaução (distanciamento, máscara, etc.)
      2) quem continuar a comportar-se de forma irresponsável, não será por ter mais uma app no smartphone que deixará de o fazer - ou até de eventualmente sinalizar que tenha ficado infectado para alertar os outros, se se dignar a fazer isso.

      Eliminar
    2. Resumindo: não usem até publicarem os relatórios devidamente validados a demonstrar a eficácia da app. Entretanto vão ler o post sem que a "app se vê envolvida num conjunto de críticas" - se não é esta app são outras parecidas. Passa-vos logo a vontade de a usar.

      Eliminar
  2. Creio que o código (ou pelo menos parte dele) já terá sido publicado:

    https://github.com/stayawayinesctec

    https://eco.sapo.pt/2020/07/29/codigo-fonte-da-app-portuguesa-de-rastreio-a-covid-19-ja-esta-publicamente-disponivel/

    ResponderEliminar
  3. Também já está disponível para iOS https://apps.apple.com/pt/app/stayaway-covid/id1519479652

    ResponderEliminar
  4. Sr. Carlos Martins, obrigado. E continua a ser para mim, o juízo ponderado.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar