2020/08/11

App de Covid-19 Irlandesa esgota bateria nos Android


Para além de todas as questões de privacidade e eficácia, as apps de contact tracing para o Covid-19 chegam também com outro problema: o consumo excessivo de bateria.

Há relatos que a app de contact tracing do Covid-19 Irlandesa, que utiliza a API da Apple e Google para ir monitorizando os smartphones que vão ficando próximos, está a ter um consumo excesso de bateria. É uma situação curiosa, pois recentemente tínhamos falado de precisamente outra vertente de ter estas apps a correr nos smartphones Android, com muitos smartphones a poderem terminar estas apps precisamente para pouparem bateria.

Neste caso parece que o problema do consumo não estará na parte do sistema, mas sim na da própria app que foi criada, embora os criadores da app digam que tal se deve a uma alteração que a Google fez nos Google Play Services. Mas o que é certo é que, no mínimo, irá levantar questões quanto à "qualidade" da mesma; cenário que também se coloca por cá e que fez exigir que o código fonte da app Stayaway Covid também fosse disponibilizado publicamente como código aberto, e no caso do problema estar do lado da Google, dar razão aos que dizem que mesmo tendo o código das apps, a parte da Google e Apple continua a ser uma "caixa negra" que ninguém sabe ao certo o que faz ou como o faz.

Suspeito que, com casos como este, até pessoas que inicialmente estivessem dispostas a utilizar este tipo de apps e serviços (apesar da eficácia duvidosa ainda por comprovar), comecem a pensar que será melhor seguirem as regras de segurança e medidas de precaução que ficam sob seu controlo, como a utilização de máscara, manter distâncias de segurança, evitar locais "de risco" - e assegurar que a bateria do seu smartphone pelo menos chega ao final do dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)