2020/08/11

Rússia exige que Apple abra acesso à App Store e iOS


Enquanto na Europa se vão preparando casos contra abuso de posição dominante da Apple relativamente à App Store, na Rússia a decisão chegou mais rapidamente, com a entidade reguladora a exigir que a Apple abra o acesso à App Store.

A FAS russa deu razão à queixa da Kaspersky Lab devido ao facto da Apple não ter aprovado uma nova versão da sua app de controlo parental "Safe Kids", em vez disso lançando no iOS 12 uma funcionalidade idêntica integrada no próprio sistema. A entidade diz que a Apple abusa da posição dominante, tanto ao determinar de forma algo arbitrária o que pode, ou não, entrar na App Store - como também ao impedir que haja qualquer forma alternativa de disponibilizar apps para o sistema iOS a não ser através da dita App Store.

A decisão será seguida de uma ordem a exigir que a Apple rectifique os pontos abordados, sendo que neste momento isso significa exactamente o que muitas outras empresas têm vindo a pedir, um pouco por todo o mundo, mais recentemente com o caso da Microsoft que se queixou do facto da Apple não permitir a sua app de streaming de jogos xCloud no iOS.

Vai ser interessante ver como a Apple irá reagir a esta decisão, já que potencialmente irá servir de "treino" para aquilo que terá que vir a enfrentar novamente nos processos idênticos que estão e decorrer na UE.

1 comentário:

  1. Uiiii o timing disto é péssimo para a Apple. A verdade é que a isto só dá notícias quando se tratam de empresas grandes. Existem imensos relatos de desenvolvedores de Apps que virams as suas apps rejeitadas/pendentes pouco antes da Apple lançar funcionalidades semelhantes no iOS.

    ResponderEliminar