2020/08/24

Tesla começa a bloquear alterações não oficiais aos seus carros


As comparações de que os Tesla são "iPads com rodas" passa a ser ainda mais acertada com a perseguição por parte da Tesla às alterações de software não oficiais.

Mais concretamente, a Tesla lançou uma actualização que passou a detectar o desbloqueio de desempenho fornecido por preparadores que estão a disponibilizar a opção de potência extra nos Model 3 Dual Motor, mas a metade do preço que a Tesla cobra.

Uma vez que o Model 3 Dual Motor tem basicamente o mesmo hardware em termos de motores que o Model 3 Performance, a Tesla lançou uma actualização que permite dar mais 50hp ao Dual Motor, reduzindo a aceleração dos 0 aos 100 km/h para os 3.9 segundos. Uma opção pela qual a Tesla cobra $2000 mas que, sendo apenas software, outras empresas estão a disponibilizar por cerca de metade do preço - mas que agora estão a ser perseguidas pela Tesla, que nestes casos passa a exibir um aviso bem visível de que foi detectada uma "modificação incompatível" que pode danificar o carro.

Já sabemos que nestas coisas será inevitável haver sempre alterações não oficiais, mas a Tesla pode seguramente torná-las muito menos apetecíveis se mostrar que, a cada nova actualização, se fica em risco de ficar com o carro "inutilizado" (não que tenha sido esse o caso, por agora). Dito isto, a empresa que disponibiliza essa alteração estima que demore uma ou duas semanas para conseguir "ultrapassar" a detecção da Tesla e recomeçar o ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)