2020/08/10

Top Gun vai enfrentar A.I. em combate aéreo


A Darpa vai realizar a sua terceira sessão do AlphaDogfight em versão digital, um evento que tem desafio várias equipas a criarem sistemas de AI capazes de pilotarem aviões em cenários de combate aéreo, e que culminará a 18 de Agosto com o sistema vencedor a combater com um piloto humano.

É certo que ficaríamos muito mais felizes por ver estes sistemas serem desenvolvidos em cenários não-militares, mas infelizmente já se tornou tradição que muitos avanços apensas sejam conseguidos à custa dos bolsos fundos das aplicações militares. Devido ao Convid-19, a terceira ronda do AlphaDogfight irá ser feita em modo virtual, e vai ser interessante assistir a um duelo entre um piloto real e um sistema AI - ambos em aviões simulados, obviamente - no próximo dia 20 de Agosto.




Vai ser interessante ver se a criatividade humana conseguirá sobrepor-se à frieza dos algoritmos digitais de AI, mas parecendo-me inevitável que mais cedo ou mais tarde, também aqui seja uma questão de tempo até que uma AI seja capaz de superar o melhor piloto humano - à semelhança do que já aconteceu no Xadrez, no Go, e outros jogos / cenários.

Actualização: a AI venceu o piloto humano por 5-0.

2 comentários:

  1. Se você assiste AlphaGo, um dos momentos mais interessantes foi uma partida que a previsão apresentada pelo AlphaGo de vitória era de 100%, mas que ele desistiu algumas jogadas depois. Ainda está se analisando o que levou o AlphaGo a abandonar aquele jogo.

    ResponderEliminar