2020/08/10

Notícias do dia

UE disponibiliza mapa com restrições de circulação Covid-19; como esconder o Google Meet na app do Gmail; cientistas mudam nome de genes para evitar erros no Excel; vimos como fazer uma cassete com Arduino que emula jogos ZX Spectrum; PS5 e Xbox Series X vão promover vantagens dos 120Hz; Huawei fica sem chips a 15 de Setembro; geração X ultrapassa Millennials no tempo passado na net devido ao Covid-19; e Apple fecha as portas ao xCloud e Stadia nos iPhones.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo gadget da semana que vos pode valer uma estação meteorológica YUIHome.

App Store sem WeChat pode causar queda de 30% nos iPhones

Enquanto os EUA vão estrangulando o fornecimento da Huawei e avançando com a proibição de apps chinesas como o TikTok e WeChat, há quem também relembre os riscos que isso terá para as próprias empresas norte-americanas. Segundo Ming-Chi Kuo, se a Apple for forçada a remover o WeChat da App Store a nível mundial, a quebra nas vendas de iPhones poderá chegar aos 30%, pois deixará ser apelativo para todo o mercado chinês, onde o WeChat é uma ferramenta de uso diário, para fazer pagamentos, aceder a milhares de serviços e muito mais.

Na prática acaba por ser uma situação idêntico à que se passa no ocidente com a ausência das apps Google nos Huawei, mas que acaba por ser ainda mais crítica, já que por cá haverá quem não se importe de usar alternativas aos serviços da Google nos seus Huawei; mas na China será difícil haver quem esteja disposto a comprar um iPhone que não possa correr o WeChat.


Twitter interessado em ficar com o TikTok?



Embora a Microsoft pareça ser a empresa mais bem posicionada para eventualmente comprar o TikTok, parece que há outros interessados, nomeadamente o Twitter, que acredita ser uma melhor opção para a compra por se tratar de uma empresa mais pequena e que levantaria menos questões na habitual ronda de validação pelas entidades anti-monopólio.

Caso isso venha a acontecer, esperamos que desta vez o tratamento dado ao TikTok seja diferente daquele que deu ao Vine, pois depois de ter comprado esse serviço de vídeos curtos, acabou por deixá-lo praticamente abandonado, acabando por o encerrar alguns anos mais tarde - para enorme frustração do seu criador, que acabou por deixar como grande ensinamento para outros em situação idêntica: "não vendam a vossa empresa!"


Nissan adopta logo iluminado



A Nissan renovou o seu logotipo, mantendo as suas linhas gerais mas com um pormenor que irá fazer com que os seus carros sejam mais facilmente identificados nas estradas: vai ser um logotipo iluminado que será aplicado a todos os futuros automóveis eléctricos lançados pela marca, e com o pormenor de contar com 20 LEDs, sinalizando os 20 anos que passaram desde a última remodelação.

Os veículos a combustão continuarão a utilizar um logotipo não iluminado, e também não ficou esquecido o cuidado para que o logotipo permanecesse funcional em formato impresso - embora também seja referido que foram criadas versões dinâmicas e animadas, adequadas para serem utilizadas em meios interactivos, como apps.


Gamepad revela Xbox Series S



A Microsoft ainda não o revelou oficialmente mas fica desde já confirmado que a futura Xbox Series X irá ser acompanhada por outra versão: a Xbox Series S. Uma versão que os rumores dizem que poderá ser apresentada já este mês e que será mais económica. A curiosidade é saber em que patamar se irá integrar em termos das antigas Xbox One S e Xbox One X (será equivalente a esta última).

Dito isto... podemos finalmente dizer que a nomenclatura escolhida é bastante infeliz? Não bastava a Xbox One X seguir-se à Xbox 360, agora temos Xbox Series X e Xbox Series S? Mais valia ter simplificado e chamado Xbox X e Xbox S. Ufa...


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)