2016/10/28

Notícias do dia

A Apple já actualizou finalmente os seus MacBook Pro com Touch Bar; fomos aos prémios "Blogs do Ano" (mas não ganhamos nada - a não ser o vosso apoio, que muito apreciamos! :); a Nintendo vai revelar o preço da Switch a 13 de Janeiro; o Nova Launcher 5.0 traz os atalhos das apps para todos os Androids; e ainda o alerta para que as páginas de login da Google facilitam ataques de phishing.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo do gadget da semana onde temos para vos oferecer uns óculos VR da Xiaomi. E claro, que o nosso meeting mensal é já amanhã.

Twitter vai encerrar o Vine



O Twitter está a tornar-se em mais um caso que demonstra que o "sucesso" por si só não chega, e enquanto vai desesperadamente procurando forma de se se tornar rentável, chega à fase em que vai cortando nos serviços que considera serem dispensáveis: e agora é a vez do serviço de vídeos curtos Vine.

Há muito que as principais estrelas do Vine se mudarem para plataformas concorrentes, como o Snapchat e Instagram, e com elas foram todos os seus seguidores, fazendo com que o Vine se tornasse num local deserto. Os vídeos publicados no Vine continuarão acessíveis, mas o serviço irá sendo encerrado nos próximos meses.


Facebook Live ganha máscaras em directo



Se estavam a estranhar que a compra do MSQRD pelo Facebook não estivesse a dar resultados, eis que finalmente temos resposta: o Facebook Live ganha diferentes máscaras que se poderão aplicar em tempo real aos streams - e assim eliminando mais uma diferença face aos filtros do Snapchat.

Não sendo um grande utilizador do Facebook (nem do Snapchat), não sei até que ponto é que esta nova funcionalidade será "útil"; mas para o Facebook o que interessa é que não haja argumentos que possam servir de justificação para se utilizar um serviço concorrente.


Apple despede-se dos MacBooks com drive óptico



A chegada dos novos MacBook Pro marca também o fim da linha para o último portátil da Apple que ainda tinha um drive óptico: o antigo MacBook Pro de 13" que se mantinha inalterado desde 2012 e que agora deixa de existir. Quem precisar de um drive para CDs/DVDs/Bluray terá que utilizar um drive externo...

Verdade seja dita, se em tempos era grande utilizador de CDs e DVDs, actualmente já nem sequer me lembro da última vez que dei uso ao drive que tenho no meu PC principal (e ainda menos ao drive de disquetes).


Novo monitor topo de gama da Apple é... da LG



Ainda a propósito do lançamento dos novos MacBook Pro com Touch Bar, cujos modelos de 15" podem ser ligados a até 4 monitores 4K ou 2 monitores 5K, não deixará de ser curioso que a Apple não os tenha feito acompanhar de novos monitores Cinema Display - algo que os fãs há muito têm pedido. Em vez disso a Apple está a recomendar a utilização dos monitores UltraFine 4K e 5K da LG.

O monitor de 4K (21.5" com 4096x2304 pixeis) e 5K (27" com 5120x2880 pixeis) permite utilizar apenas um cabo Thunderbolt, que serve para transmitir o vídeo mas também para recarregar o MacBook, e conta com uma câmara FaceTime, microfone, colunas, e 3 portas USB Type-C.

Os preços em Portugal são de 749 euros e 1399 euros respectivamente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)