2020/08/08

Cientistas mudam nome de genes para evitar erros no Excel


Pela primeira vez, os cientistas tiveram que alterar o nome de genes do DNA para evitarem chatices com o reconhecimento automático de data no Excel.

Já houve casos em que genes tiveram o seu nome alterada, para evitar conotações negativas ou ferir susceptibilidades. Mas desta vez o motivo é bastante mais mundano e de ordem prática. Há genes cujo nome faz o Excel pensar que se trata de uma data, convertendo o texto em data.





Estamos a falar de genes que tinham como nome coisas como MARCH1 ou SEPT1, que compreensivelmente poderiam ser considerados datas para a maioria das pessoas, e que o Excel faz o "favor" de converter em datas, sem que haja forma fácil de o evitar. Os investigadores poderiam definir o estilo para a célula ou coluna, mas um copy-paste ou a criação de um novo documento poderia voltar a dar origem a uma série de erros que fariam perder bastante tempo.

Por isso, o comité responsável pelo nome dos genes, HUGO (Gene Nomenclature Committee) definiu uma nova regra para evitar que os genes tenham nomes que possam baralhar o Excel, com casos como o MARCH1 e SEPT1 a passarem a MARCHF1 e SEPTIN1.

... Acho que todas as pessoas que já perderam horas por causa de pontos e vírgulas, ou das datas em formato europeu ou norte-americano, irão compreender bem esta decisão! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)