2020/09/15

Apple apresenta Apple Watch 6 com oxímetro e Watch SE mais barato


A Apple apresentou a nova série Apple Watch 6, com oxímetro, e um modelo SE mais económico.

O novo Apple Watch 6 mantém o mesmo design de sempre, mas surge agora com novas cores, como azul e vermelho. O ecrã foi melhorado, prometendo ser duas vezes mais luminoso no exterior e mais eficiente que nunca; no interior temos o novo chip S6, mais rápido e poupado. A nível de sensores, passamos a ter um oxímetro, e barómetro com medição de altitude de forma contínua. Tal como nos alertas de irregularidades cardíacas, também teremos alertas para níveis de oxigénio que aconselhem cautela. (Actualização: também vem com chip U1 de localização.)


Se apresentação do oxímetro ignorando todos os smartwatches e smart bands que já o têm
poderia ser desculpada, o mesmo não acontece com a "novidade" seguinte da Apple: bandas elásticas para segurar o Apple Watch, disponível em diferentes cores e com textura ou lisa.


Bem mais interessante foi a novidade que se seguiu, que permite a utilização do Apple Watch por outros membros da família mesmo que não tenham um iPhone. Uma excelente notícia que no entanto acaba por ser pouco relevante para os utilizadores em Portugal. É que este modo Family Setup só está disponível nos Apple Watch com ligação celular, e Portugal não está na lista.


Também fora do alcance dos portugueses está o novo serviço Fitness+. Um serviço de treinos que pode ser usado no Apple Watch em conjunto com um iPhone ou iPad. Interessante mas com preço que pode equivaler ao de uma ida ao ginásio (embora nesta altura de Covid-19, se perceba a vantagem de treinar em casa ou na rua). Custará $79.99 por ano, mas também não está disponível em Portugal.


Os novos Apple Watch 6 custam $399, mas são agora acompanhados pelo Apple Watch SE que usa o chip S5, perdendo o ecrã always-on, ECG e oxímetro, mas mantém as demais funcionalidades como alertas de frequência cardíaca irregular e detecção de quedas, e que custará $279; e o anterior Apple Watch Series 3 mantém-se por $199.

Actualização: já temos os preços para Portugal.

5 comentários:

  1. Então no SE temos todas as funções do watch 6? Não sei se percebi o último parágrafo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Funcionalidades sim, mas com chip mais lento, e sem o ecrã always on.

      Eliminar
  2. Em que país poderemos comprar o Apple Watch com celular eventualmente compatível com o que vier a ser implementado em Portugal?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Em que país poderemos comprar o Apple Watch com celular eventualmente compatível com o que vier a ser implementado em Portugal?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que esperar que a Apple faça os acordos com as operadoras nacionais... Isto dos eSIM, em vez de simplificar como era suposto, só veio complicar.

      Eliminar