2020/09/05

Ecrã LED super slow motion


Numa altura em que se procuram monitores de refresh rate elevado a 360Hz, este projecto segue um propósito diferente, focando-se em apresentar imagens em câmara-lenta para efeitos luminosos bastante interessantes.

Este Continuum Slow Motion LED Art Display recorre a um ecrã composto por um módulos LED, e que depois é usado com um leitor especializado em reproduzir as coisas em super-câmara-lenta mas de forma inteligente. Com os painéis LED utilizados a imagem é actualizada 240 vezes por segundo (240Hz) e o sistema consegue fazer a interpolação necessária para garantir uma animação fluida mesmo que se escolha ver um GIF animado a uma fracção da sua velocidade real.

O efeito gerado é bastante hipnótico, e tem como grande vantagem não sofrer dos "saltos" entre os frames que habitualmente se veria ao tentar ver um vídeo (ou GIF animado) a uma velocidade super lenta.


É um projecto que acaba por não ser tão complexo quanto parece, já que são usados módulos LED pré-feitos e um controlador Teensy 4.1, mas só para os módulos LED já estamos a falar de algo como 100 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)