2020/09/11

Fotor edição de fotos no browser


Quem procurar uma ferramenta versátil, para editar fotos, criar imagens ou composições, sem necessidade de nada mais que um browser, poderá querer espreitar este Fotor.

Com o fim do Flash os editores de fotos e imagens na web, que tradicionalmente usavam essa tecnologia foram obrigados a renovar-se e a adoptarem tecnologias mais recentes. Depois de um período de transição, em que alguns desses editores cortaram nas funcionalidades face às versões em Flash, lá começaram a surgir versões nada ficam a dever a programas tradicionais de edição de imagem instalados nos computadores. E um dos mais versáteis que encontrei até à data é este Fotor.

Dei com o Fotor quando estava a trabalhar com um Chromebook, sendo que nesse caso a edição de imagens tem que ser feita obrigatoriamente através do browser. Mesmo assim, após todo este tempo, confesso que continuo a conhecer e usar apenas um sub-conjunto reduzido das suas funcionalidades, que parecem não ter fim (sempre que me aventuro a pesquisar um pouco, descubro coisas novas).

Basicamente, tudo o que puderem imaginar que possa ser feito com fotos e imagens está disponível, incluindo coisas como o Magic Clipper, que com apenas alguns rabiscos permite seleccionar que partes se querem manter / remover de uma foto, e fazer o recorte automaticamente.


Algumas das funcionalidades só estão disponíveis na modalidade Fotor Pro, mas a maioria das pessoas ficará satisfeita com as funções que existem na modalidade gratuita. E isto sem esquecer que a parte da edição de fotos é apenas uma das componentes, temos também secções dedicadas à criação de colagens, em variantes básicas ou hiper-criativas, e também de composições gráficas, com centenas (ou milhares) de templates, para coisas tão variadas quanto: convites, cartões de visita, imagens para sites ou grupos do Facebook / YouTube / etc., logotipos, cartazes, e tudo o mais que puderem desejar.


No meu Chromebook é um dos sites que tem direito a tab permanentemente aberta, e só pena tenho de não ter mais tempo para o explorar, já que para 99.9% dos casos, o uso que lhe dou se limita às coisas básicas, como fazer recorte de imagens, ajustes de cor e contraste, e ocasionalmente aplicar algum efeito que saliente parte de uma imagem.

Não deixem de experimentar este Fotor na web, sendo que também conta com versão de instalação para Windows, para Mac, e está também disponível como app para Android e para iOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)