2020/09/11

Notícias do dia

Email fraudulento tenta obter cartão coordenadas do BPI; dica para os professores sobre como mostrar um livro na webcam (com um CD); SmoothTrack deixa-nos "olhar" dentro dos jogos com ajuda do smartphone; ainda podem apanhar o Poco X3 NFC 128GB a €233 neste último dia da fase de pré-lançamento; e vulnerabilidade BLURtooth deixa em risco todos os dispositivos BT 4.0 e 5.0.

Já temos livro FCA escolhido para este mês, por isso não deixem de participar no passatempo que vos pode valer exemplares do livro "Desenvolvimento avançado para a Web".

Google prepara partilha de apps offline na Play Store



A Google tem andado a explorar a partilha de apps offline há alguns anos, e agora parece que se aproxima o momento de lançar a capacidade globalmente e de forma oficial, com base no que se pode encontrar no interior da app da Play Store. A Play Store contará com uma secção renovada de gestão das apps, que entre outras coisas permitirá facilmente escolher quais as apps que se deseja actualizar, mas onde o destaque vai para a possibilidade de se enviar uma app para outro smartphone que esteja por perto, sem necessidade de internet.

Será uma funcionalidade extremamente importante para todos aqueles que não tenham fácil acesso à internet. E esperemos que com esta remodelação a Google também resolva acabar com a situação ridícula de em vez de apresentar o tamanho de uma app na Play Store, dizer o muito (pouco) informativo "varia com o equipamento".


Pixel 3 com síndroma das baterias inchadas?



Parecem estar a surgir relatos em número elevado de problemas de baterias inchadas nos Pixel 3, que fazem com que a tampa traseira se levante. Um problema que não será exclusivos dos Pixel, e com o qual infelizmente já me confrontei pessoalmente, tanto com um Nexus 6 como com um Huawei P20 Pro.

Em ambos os casos as baterias incharam depois dos smartphones terem passado várias semanas ligados ao carregador (no primeiro caso durante umas férias; no segundo caso durante o período de confinamento, em que nem sequer era aconselhado sair de casa). Não é que isso seja desculpa (tenho outros smartphones e tablets que estão permanentemente ligados ao carregador), mas suspeito que possa ser um factor que contribua para esse fenómeno - nos dispositivos que não fizeram a gestão devida da bateria quanto estão continuamente ligados à electricidade.


Ransomware domina ataques às empresas



Confirmando a percepção pública, também as seguradoras revelam que o maior número de incidentes relacionados com ataques informáticos diz respeito ao ransomware, sendo responsáveis por 41% dos casos, com fraudes de transferências de dinheiro a surgirem na segunda posição com 26%, e emails comprometidos na terceira posição com 19%.

Só no primeiro semestre do ano, houve um aumento de 260% nos ataques de ransomware nos segurados da Coalition, uma empresa de seguros especializada na cobertura contra ciberataques, e com o valor médio dos resgates a ter também aumentado quase 50%, superando os 2 milhões de dólares nos casos mais avultados.


Samsung explica o multitasking no Galaxy Z Fold 2


Com a área adicional dos ecrãs dobráveis o multitasking torna-se mais prático, e a Samsung explica como tentou facilitar a vida aos utilizadores que queiram utilizar múltiplas apps em simultâneo no Galaxy Z Fold 2.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)