2020/09/27

Google Messages vai eliminar códigos enviados via SMS após 24h


Embora o envio de códigos de validação via SMS seja desaconselhado, a Google parece querer evitar que os mesmos permaneçam indefinidamente nos smartphones dos utilizadores, preparando-se para os eliminar automaticamente ao fim de 24 horas.

Existem inúmeras situações em que o envio de códigos via SMS continua a ser comum, quer seja para autenticação 2-factor, ou para validação de operações bancárias. Estes códigos têm normalmente um prazo de validade bastante curto, não havendo qualquer motivo para que sejam mantidos nos smartphones, e é isso que a Google parece querer auxiliar.

Na app Google Messages 6.7 existem diversas referências a uma nova opção que permitirá eliminar automaticamente as mensagens que seja consideradas códigos OTP (One Time Passwords) após 24 horas. No entanto, será algo que os utilizadores poderão optar por não activar, caso desejem continuar com essas mensagens por qualquer motivo.

De notar que já no início do ano tanto a Google como a Apple queriam criar um sistema standard de envio de mensagens OTP via SMS, que facilitasse o processo de reconhecimento e utilização automático dos códigos; mas que até ao momento parece não ter dado grandes frutos. Já a OnePlus, recentemente actualizou a sua app de mensagens para permitir fazer a cópia dos códigos com um só toque, e apresentá-las numa categoria diferente de mensagens SMS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)