2020/09/03

Microsoft cria detector de deepfakes


Com os deepfakes a serem cada vez mais fáceis de criar convém ter ferramentas que permitam detectá-los, e foi precisamente isso que a MS criou com um sistema de detecção de manipulação de fotos e vídeos.

Há deepfakes que são extremamente fáceis de detectar, quer por usarem tecnologia que cria artefactos visíveis nas imagens, quer por colocarem individualidades a fazerem coisas que garantidamente não fariam. No entanto, os maiores riscos surgem dos deepfakes que são suficientemente subtis para lhe darem credibilidade, e é aí que uma ferramenta que consiga detectar sinais de manipulação se torna útil.

Com o Microsoft Video Authenticator a MS diz ser capaz de detectar diversos tipos de manipulação, identificando imagens potencialmente falsas, tanto em caso de imagens estáticas como vídeos.


É de imaginar que, num futuro não muito distante, também estas ferramentas de detecção se tornem comuns e sejam aplicadas a vários níveis (por exemplo, alertando logo para isso quando forem partilhadas). Até lá, podem sempre ver que tal se comportam a detectar deepfakes, num curto teste criado pela Microsoft.

Consegui passar com todas as respostas certas, mas confesso que uma (a 5) foi mesmo por sorte. :)



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)