2020/09/18

Mozilla cancela Firefox Send e Notes


Para variar do cancelamento de serviços pela Google, desta vez é a Mozilla que traz as más notícias do encerramento do Firefox Send e Firefox Notes.

O Firefox Send era o programa que facilitava o envio de ficheiros com até 2.5GB através da web, e que infelizmente era tão prático e bem sucedido que se tornou numa forma preferencial para que atacantes o usassem como forma de distribuir malware, tirando partido da encriptação utilizada para dificultar a sua detecção. A Mozilla encerrou o serviço temporariamente enquanto analisava a situação, mas agora anuncia que a sua solução será manter o Send encerrado de forma definitiva.

E como este encerramento do Send não fosse suficientemente mau (já senti a falta dele por uma meia dúzia de vezes), a Mozilla também vai encerrar o Firefox Notes. Este serviço permitia escrever anotações em páginas web, mantendo-as sincronizadas entre múltiplos equipamentos (mobile e desktop).

O serviço de sincronização do Firefox Notes será desligado em Novembro, mas quem tiver a extensão poderá continuar a utilizá-la, embora sem sincronização nem suporte. Quem der uso a este serviço poderá exportar as suas anotações.

2 comentários:

  1. Firefox é o meu browser de trabalho e já era uma na notícia o cancelamento do Firefox Send, que eu usava bastante. Já agora alguma recomendação?
    Acabar com o notes é que me partiu todo...

    ResponderEliminar