2020/09/17

Mozilla investiga recomendações do YouTube


A Mozilla lançou uma extensão para Firefox e Chrome que visa estudar as recomendações feitas pelo YouTube, que muitas vezes levam os utilizadores para vídeos com temas indesejados que nada têm a ver com aquilo que procuravam.

Quem perder algum tempo a passear pelo YouTube, depressa poderá descobrir que nas recomendações lhe começam a aparecer vídeos questionáveis, como os que promovem teorias de conspiração, ou os incansáveis apologistas da Terra plana, de curas mágicas, de supremacia racial, ou muitos outros. Um fenómeno que a Mozilla que investigar para perceber qual a sua extensão.

Para isso, passamos a contar com uma extensão Regrets Reporter, disponível para Firefox e Chrome, com a qual será fácil reportar sempre que um desses vídeos duvidosos nos apareça no YouTube.


A recolha de dados é feita de forma completamente anónima, sem partilhar directamente aquilo que pesquisaram ou estavam a ver, a não ser que também aceitem partilhar esses dados.

Numa altura em que tanto se fala da valor do algoritmo das recomendações do TikTok e do peso que tem no seu sucesso, não deixa de ser interessante que alguém se lembre de que o mesmo também já acontece, há muito, com o YouTube. E sendo uma das pessoas que com alguma regularidade vai perdendo tempo a mais no YouTube por conta das recomendações que ele vai fazendo para ver a seguir (felizmente sem ter muitos casos de sugestões desses vídeos duvidosos), também acho que será importante ter estudos independentes, exteriores à Google, a analisarem como e quando é que essas recomendações duvidosas são feitas.

6 comentários:

  1. E a Google vai ficar sentada, simplesmente a ver? Hum, não me parece...

    ResponderEliminar
  2. Mesmo muito interessante. Espero que os resultados sejam tornados públicos.

    ResponderEliminar
  3. Eu vivo no YouTube e nunca dei por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu passo muito tempo no youtube mas eu já me deparei com demasiados vídeos de conspiracionistas e terraplanistas que por mais que evite aparecem sempre nas recomendações.

      Eliminar
  4. Unknown, deves ser o único... Ou então não tens filtros, vês tudo o que te põem à frente...

    ResponderEliminar
  5. passo a vida no YouTube e nunca me recomendaram tal coisa lol
    só aparece isso a quem procura coisas semelhantes i might say kekw

    ResponderEliminar