2020/09/17

Nintendo encerra produção da 3DS



Após quase uma década, a Nintendo dá por fim a era da 3DS, encerrando a produção das populares consolas portáteis que fascinaram o mundo.

A Nintendo encerrou a produção de todos os modelos da 3DS, a sucessora da anterior Nintendo DS Lite, por sua vez sucessora da DS original. A 3DS foi revelada em 2010 e chegou às lojas no ano seguinte, na altura apostando em força na sua capacidade de apresentar jogos 3D face à geração anterior (felizmente com um sistema que permitia ajustar ou desligar o efeito 3D).


O seu lançamento não foi o sucesso que a Nitendo estava à espera, mas sendo isso resolvido com uma redução no preço passados poucos meses, que a tornou mais apetecível para os consumidores, e com a Nintendo a oferecer 20 jogos NES e GBA a quem tinha comprado a consola ao preço antigo, como forma de compensação - mas na prática confirmando aquilo que sempre dissemos, que mais vale fazer um lançamento a preço competitivo e garantir sucesso imediato, do que lançar a preço elevado, não vender, ter que baixar o preço, e no processo arreliar todos os que compraram ao preço elevado. Não seria mais simples ter lançado desde logo a este novo preço reduzido, deixando todos contentes?

A 3DS deu origem a uma série de variantes que se seguiram: a 3DS XL, uma 3DS melhorada, um regresso ao 2D com a 2DS, e a 2DS XL. Foram mais de 75 milhões de 3DS vendidades ao longo desta década, mas ainda assim representa metade das 154 milhões de DS vendidas. E ainda me recordo perfeitamente de estar na linha da frente para apanhar uma DS Lite no lançamento, e com isso ter "obrigado" uma dúzia de amigos a ficarem contagiados e a comprarem também (ah, grandes sessões de Mario Kart multiplayer! :)

Mas pronto, a evolução é inevitável, e com este encerramento a era (3)DS chega ao fim, e a Nintendo pode focar-se exclusivamente na Switch e na sucessora que os rumores dizem que estará para breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)