2020/09/17

Como mudar o browser e app de email no iOS 14


A Apple já lançou a versão final do iOS 14, e entre as novidades também chega a possibilidade de se definir um browser e app de email diferentes dos que o iOS tem disponibilizado até aqui, o Safari e Mail app.

Sim, a partir de agora e à semelhança do que acontecia no Android, passa a ser possível escolher outras apps para lidarem com as tarefas do browser e email. Nos browsers já podemos usar como browser pré-definido o Chrome, Edge ou DuckDuckGo, nos emails podemos usar o Outlook (o Gmail ainda não permite essa opção, algo que deverá ser adicionado em breve).

Para definirmos a app pretendida como default, temos que:
  1. ir aos Settings
  2. procurar pela app (browser ou email)
  3. seleccionar a opção Default Browser / Email App.
Esta opção só aparecerá se a app já tiver sido actualizada para suportar esta funcionalidade do iOS 14.


Já há vários anos que passei a usar a tempo inteiro o Chrome e Gmail no iOS para estas funções, pelo que esta opção vem facilitar-me a vida; mesmo se na versão actual o Gmail deixa bastante a desejar em termos de fluidez face à Mail app do sistema.

Actualização: Há um bug que faz com que o iOS 14 reponha o Safari e Mail app como default após um reboot. É algo que deverá ser corrigido na primeira actualização do sistema.

6 comentários:

  1. O Gmail não dá para colocar por defeito como o cliente de email, ou estou a ver mal a situação. Já alterei o browser, deixou de ser o safari e passou a ser o chrome. O motor do chrome deixa de ser o do safari para ser o próprio? ou mantem-se a cosmética?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só a cosmética, a Apple ainda obriga que todos os browsers usem o motor do safari em iOS.
      O Gmail ainda não foi actualizado, é esperar.

      Eliminar
  2. Não me aparece essa opção para o Chrome. Que poderá ser? Tenho iOS14 e última versão do Chrome.

    ResponderEliminar
  3. Feito, à experiência. O Outlook já está como app de mail pré-definida, Quando se falou da opção Mail/app de terceiros encontrei referências a dizer que era a melhor app de mail para Android e iOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro está que aceita contas Gmail, etc.

      Eliminar
    2. Sim, quando experimentei gostei bastante, continuo a usar o Gmail só por tradição.

      Eliminar

[pub]