Com o iOS 14 os iPhones ganharam a capacidade de escolher o browser e app de email que devem ser usados como app pré-definida do sistema, e depois do Chrome também o Gmail passa a poder tratar do email de forma geral.
Embora desde sempre se pudesse usar as apps do Chrome, Gmail, e outras, para desempenharem a sua função, assim que se clicasse num link web ou em algo para criar um email, seríamos atirados para as apps do sistema (Safari e Mail app) - com excepção das apps que davam opção para se poder escolher outras apps especificamente. Mas agora isso passa a poder ser definido directamente no sistema.
Nos browsers já podemos usar como browser pré-definido o Chrome, Edge ou DuckDuckGo, nos emails podemos usar o Outlook e, com esta actualização, também o Gmail.
Para definirmos a app pretendida como default, temos que:
- ir aos Settings
- procurar pela app (browser ou email)
- seleccionar a opção Default Browser / Email App.
- Esta opção só aparecerá se a app já tiver sido actualizada para suportar esta funcionalidade do iOS 14.
Como era de esperar, a Google apressou-se a actualizar o Gmail para poder tirar partido desta nova funcionalidade, tentando aproveitar ao máximo o factor novidade e antes que demasiados utilizadores se sintam tentados a experimentar outras apps de email e verem que, afinal, a app do Gmail tem bastantes lacunas: a impossibilidade de eliminar um email no meio de uma conversação, ou de marcar a conversação como não-lida a partir de determinado email, é algo que considero ser inacreditável estar em falta há anos!
É também pena que noutras apps a Google não tenha pressa de implementar novidades. O Google Authenticator para iOS continua sem a opção de transferência para novos smartphones, algo que chegou ao Android há quase meio ano
Não se esqueçam que por agora o iOS 14 tem um bug que repõe o Safari e Mail app como apps default após um reboot. Isso está do lado da Apple corrigir na próxima actualização do iOS.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)