2020/09/18

Notícias do dia

O esperado iPhone 12 é pouco mais rápido que o iPhone 11 segundo o AnTuTu; IFTTT ouve os utilizadores e mantém preço à escolha para sempre; como esconder / repor apps sugeridas no iOS 14; Mozilla cancela Firefox Send e Notes; Apple Watch com carregamento de bateria optimizado no watchOS 7; e Cloudflare recorre ao Internet Archive para mostrar páginas indisponíveis.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no novo passatempo gadget da semana, que tem para te oferecer uns Xiaomi Redmi Airdots 2.

iOS 14 repõe Safari e Mail app como default após reboot de iPhones e iPads



Uma das novidades do iOS 14 é permitir alterar as apps de email e browser usadas pelo sistema, permitindo que se escolham alternativas como o Outlook e Chrome, mas infelizmente é algo que não é permanente. Quem reiniciar o seu iPhone ou iPad irá descobrir que o iOS volta a colocar o Safari e Mail app como apps default após um reboot.

É um bug que a Apple deverá corrigir já nos próximos dias, na primeira actualização que fizer ao iOS 14; e na verdade não deverá ser demasiado incomodativo (só me lembro de fazer reboot ao iPhone quando há alguma actualização do sistema) - mas quem regularmente deixar o iPhone ficar sem bateria e reiniciá-lo, por agora terá que passar pelo ritual de redefinir as apps de browser e email que usa, no caso de não querer utilizar as do sistema.

Actualização: Já ficou corrigido com o iOS 14.0.1.


IBM lança trimarã autónomo que atravessará o Atlântico em 2021



A IBM desenvolveu um trimarã completamente autónomo com o qual pretende validar a tecnologia que futuramente possa ser aplicada a navios. O Mayflower Autonomous Ship (MAS) aproveita a celebração dos 400 anos do Mayflower (que levou os primeiros colonos de Inglaterra para o "Novo Mundo" - que mais tarde se viria a tornar nos EUA) para mostrar que agora essa mesma viagem poderá ser feita de forma completamente autónoma, sem ninguém a bordo.

A embarcação conta com múltiplas câmaras, radares, e dezenas de sensores, e uma A.I. que funcionará como capitão, lidando com todas as situações que puderem surgir, sem necessidade de intervenção remota (não se trata de um barco meramente "tele-comandado"). Veremos que tal se comporta no próximo, na sua viagem transatlântica.


Concurso de TV quer enviar vencedor para o espaço



Se pensavam que já tinham visto tudo, eis que está em consideração um novo concurso televisivo que quer enviar o vencedor para o espaço, mais concretamente para a ISS (Estação Espacial Internacional).

Para 2021 parece haver espaço para três potenciais turistas espaciais a bordo da ISS, que seriam enviados a borde de uma cápsula Crew Dragon, mas a questão é que ainda falta saber se tal programa seria economicamente viável. É que enviar alguém para o espaço custará entre 50 e 60 milhões de dólares e, comparativamente, mesmo programas televisivos dos mais caros custam uma fracção disso (2-3 milhões).


Canal YouTube de RicFazeres roubado por hackers



RicFazeres é um dos mais populares YouTubers nacionais, e agora está a enfrentar uma situação bastante complicada. O seu canal de YouTube ficou na posse de hackers, tendo sido usado para tentar disseminar fraude de criptomoedas até ter sido encerrado (não se sabe se pelo próprio YouTube ao detectar actividade fraudulenta, ou pelos próprios hackers).

Agora, tem estado a seguir o processo para reaver a sua conta, mas explicando que mesmo tendo um canal com bastante sucesso no YouTube, não tem tido a vida facilitada por parte da Google / YouTube, não sabendo sequer quanto tempo irá demorar até que a situação esteja regularizada e possa voltar à actividade.

Suspeita-se que o hack tenha sido feito através de um jogo que lhe tinha sido enviado para experimentar (mesmo tendo o sistema de autenticação 2-factor activado); e que mais uma vez relembra que ninguém está livre de se ver neste tipo de situações.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)