2020/09/18

iPhone 12 com ganhos modestos face ao iPhone 11


Resultados de benchmark de um suposto iPhone 12 Pro com A14 revelam melhorias bastante modestas face ao iPhone 11 Pro com o A13.

Segundo resultados no AnTuTu, o novo iPhone 12 da Apple - ainda por apresentar oficialmente - terá apenas ganhos modestos no desempenho face ao modelo anterior. Resultados que estão em linha com o que a Apple referiu a propósito do novo iPad Air, que estreou o chip A14 de 5nm.

Na apresentação do iPad Air a Apple optou por comparar o novo chip A14 com o mais antigo A12 que equipava o anterior iPad Air, e não com o A13, dizendo que era 40% mais rápido. Isso já seria indicador de que a diferença relativamente ao A13 seria de cerca de metade disso, e no caso dos iPhones poderá nem sequer chegar a isso.


Nestes resultados do AnTuTu o (suposto) iPhone 12 obtém uma pontuação apenas 16% superior no CPU e 4% superior no GPU, com a maior melhoria a fazer-se sentir nos testes de memória, com 22%.

Há várias formas de interpretar estes resultados: a Apple pode estar a chegar a um patamar em que se torna difícil manter o ritmo de melhorias a que nos habituou nos últimos anos (algo que também se faz sentir nos chips da Qualcomm, Intel, etc.); ou poderá estar apenas a jogar pelo seguro e a gerir o desempenho dando prioridade aos consumos, para que estes iPhones com 5G, mais gastador, consigam manter a autonomia esperada (alguns rumores dizem que a autonomia terá também sido o motivo pelo qual a Apple poderá ter abdicado dos 120Hz nos iPhone 12).

Seja como for, para quem justificar trocar de iPhone por conta do desempenho melhorado, parece que este será um bom ano para saltar a actualização.

Actualização: resultados do Geekbench 5 confirmam que a melhoria deverá ficar-se pelos 20%.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]